Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Balneário Camboriú é destaque nacional em saneamento básico

Apenas 98 cidades brasileiras estão perto de atingir a universalização do Saneamento Básico e Balneário Camboriú é uma delas. É o que apontou estudo divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) nesta sexta-feira (5).

O estudo é feito com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos e destinação adequada dos resíduos.

A partir destes dados, a ABES fez um ranking de pontuação das cidades, que vai de 0 a 500, sendo que para ser classificada como “rumo à universalização” é necessário ter mais de 489 pontos, Balneário Camboriú alcançou 492,46 sendo a única do estado de Santa Catarina a obter essa classificação e está entre as 98 cidades brasileiras nesta categoria.

A maior parte das cidades, 69,9% do total analisados na amostra está na classificação “empenho para universalização”, uma faixa de pontuação considerada intermediária, com pontuação que vai de 200 a 449,99. As com pontuação abaixo de 200 estão na fase chamada de “primeiros passos para a universalização”, e representam 12,9%.

BC MAIS SANEADA

Para o Prefeito Fabrício Oliveira, este reconhecimento é reflexo dos esforços concentrados nesta área. “Programas como como o Se liga na Rede que atua fortemente na fiscalização de ligações irregulares, o emissário pressurizado de esgoto bruto na Barra Sul e a ampliação da rede coletora de esgoto, que fazem de Balneário Camboriú uma das cidades mais saneadas do país, o que reflete diretamente na qualidade de vida e saúde de nossa população”, destaca.

Entre os investimentos, nos últimos três ano por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) foram implantados mais de 50 Km de rede coletora de esgoto, entre novas e melhorias. Investimento de aproximadamente R$ 24 milhões, tornando Balneário Camboriú com 95% de rede implantada, uma das cidades mais saneadas do país. Em busca de atingir a universalização, iniciou em janeiro deste ano, a obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Município, incluindo trechos de rede coletora de esgoto em cerca 52 ruas de 12 bairros. E está em andamento o projeto para implantação de rede nas praias do Estaleiro e Estaleirinho, orçado em R$ 13 milhões e previsão de licitação para ainda esse ano.

Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000

Posts Relacionados

Chá Revelação de filhote de pinguim foi realizado no Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú

Prefeitura de Balneário Camboriú lança site com informações sobre a dengue

Lions Clube Camboriú lança financiamento coletivo para ação de visão

Águas de Camboriú divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Passeio San Miguel celebra a Páscoa com três dias de programação gratuita, em Balneário Camboriú

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira