Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Balneário Camboriú instala nas escolas nova plataforma digital

Balneário Camboriú instala nas escolas nova plataforma digital

Planejamento das aulas e conteúdos desenvolvidos com os alunos; além do dia a dia da vida escolar como frequência dos estudantes, notas, trabalhos enfim, todas as informações inerentes à escola poderão ser acompanhadas não só pelos alunos mas também por seus pais, através de seus e-mails. A novidade que deverá entrar em funcionamento nos 17 Centros de Educação Municipal na segunda quinzena de maio, envolve dois novos programas digital, que estão sendo instalados nas escolas, o “Google for Education” e o “Diário On Line”.

O Google for Education chegou à Secretaria de Educação de Balneário Camboriú através de uma parceria com a Revista Nova escola, da Fundação Lemann. Pela parceria, o Município foi o único da região contemplado com esse projeto. “No primeiro momento recebemos 129 Chromebooks- notebooks voltados para a Educação, e 45 retroprojetores data show, que foram distribuídos nas escolas para uso dos professores e planejamento de aulas”, explica o coordenador do Departamento de Informática da Secretaria de Educação, Marcelo Barbare Guimarães.

A segunda etapa do projeto é a instalação da plataforma Google for Education e sua utilização, proporcionando ao professor, com o manuseio dos Chromebooks, a facilidade de levar o conteúdo à sala de aula. “A princípio o programa servirá para que os professores organizem os conteúdos para as aulas. O próximo passo será a utilização do programa junto aos alunos, nas salas de informática das escolas, quando toda a programação das aulas estarão on line disponíveis não só para os alunos como também para seus pais”, complementa o coordenador.

Ele diz que todo o sistema já está instalado na Secretaria e esta semana já inicia a criação das contas para todos os professores e unidades de ensino. Na ocasião também será feito um cadastro dos alunos e seus pais. A partir desse cadastro os alunos e seus pais ou responsáveis receberão, via e-mail, todo o conteúdo programado para as aulas, e, a partir disso, aprofundar-se melhorando seu desempenho na escola. “Se um professor passar um trabalho em grupo, os alunos desse grupo poderão fazer a tarefa, cada um em sua casa, de forma simultânea; e ainda com o acompanhamento do professor”, exemplifica Marcelo.

O benefício chega às escolas da Rede Municipal de Balneário Camboriú de forma gratuita. Todas os equipamentos e licenças do Google foram doados através da parceria com a Revista Nova escola, da Fundação Lemann.

Diário On Line

O dia a dia da vida escolar como frequência dos estudantes, notas, trabalhos, recados, enfim, todas as informações inerentes à escola poderão ser acompanhadas pelos pais através Diário On Line, que já é utilizado em toda rede de ensino, mas ainda encontra-se em fase de treinamento, junto aos profissionais da Educação. Diferente do Google for Education, onde os pais recebem as informações, via e-mail; no Diário On Line as informações sobre o estudante serão postadas no Portal do Aluno.

O Portal do Aluno faz parte do sistema de gerenciamento próprio da Secretaria de Educação e será disponibilizado aos pais, através de um link, mediante um cadastro. “Esse cadastro será feito sob orientação da escola e, após esse processo, disponibilizado o link para acesso e acompanhamento dos pais. Agora estamos na faze de treinamento e abastecimento desse sistema pelos professores”, informa Marcelo Guimarães.

Esse processo, que também é gratuito aos pais, deverá estar disponível para acesso no prazo de 30 dias.

_________________________
Informações Adicionais:

Secretaria da Educação
(47) 3363-7144

Posts Relacionados

Camboriú vai sediar o 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

O Passeio San Miguel vai fechar?

Grupo Koch celebra 30 anos com jantar especial em Balneário Camboriú

Futevôlei Challenge Cup agita as areias da Praia Central

Secretaria da Pessoa Idosa promove tarde musical nesta sexta-feira

Dia Mundial da Saúde será comemorado com ações na Praça Tamandaré

Últimos dias para se inscrever no curso de boas práticas para manipuladores de alimentos de Camboriú

Projeto da Saúde de Camboriú é selecionado para representar Santa Catarina em evento nacional

Fique por dentro das comemorações dos 140 anos de Camboriú