Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Balneário Camboriú já está preparada para o verão

Balneário Camboriú já está preparada para o verão

Nesta quinta-feira (21), começou a estação mais movimentada de Balneário Camboriú. A cidade, com pouco mais de 135 mil habitantes, deve receber até o dia 15 de março, quando encerra a temporada, cerca de 2 milhões de turistas. Para receber bem todos os visitantes e manter a qualidade dos serviços aos moradores, a cidade fez um grande planejamento em parceria com diversas Secretarias.

Segurança
Na segurança, uma das novidades são os totens que farão o monitoramento de pontos estratégicos da cidade. São 10 equipamentos que já começaram a ser instalados. Eles serão capazes de analisar automaticamente imagens do trânsito e da movimentação de pessoas, detectando situações de risco e alertando a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito. A tecnologia também será usada nas areias da praia. Drones já começaram a ser usados nas operações da Guarda Municipal e também serão usados durante o Réveillon para detectar possíveis situações de risco, antecipando a atuação dos guardas.

Os agentes da guarnição K-9 com o Cão Black, estarão na Avenida Atlântica para inibir o uso de entorpecentes. E farejar drogas escondidas na areia. O policiamento da faixa de areia da praia também conta com dois quadriciclos farão o patrulhamento preventivo durante a noite, das 19h até a 1h30 e três guarnições de motocicleta circularão pela Avenida Atlântica. No perímetro urbano, as guarnições de patrulhamento preventivo e ostensivo estarão posicionadas de manhã até a noite com uma dupla de agentes no Pontal Norte, e outras duas duplas no Centro – uma na Avenida Atlântica e outra no Calçadão. As guarnições que realizam o patrulhamento com viaturas motocicletas estarão divididas com três guardas municipais na região do Centro-Norte, e mais três guardas no Centro-Sul.

Trânsito
No trânsito a operação verão contará com 70 agentes divididos em quatro turnos atendendo 24 horas. Devido ao aumento do fluxo de veículos e turistas, serão feitas barreiras integradas com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, principalmente nas entradas e saídas da cidade. Na Região das Praias, uma viatura com dois agentes e mais duas motocicletas farão as rondas em pontos estratégicos ao longo da Interpraias para organizar o trânsito, melhorar a fluidez e principalmente garantir a segurança.

O Bairro dos Estados também ganha mais uma viatura para melhorar a fluidez e organizar o trânsito devido ao aumento do fluxo de veículos no Terminal Rodoviário e Balneário Camboriú Shopping. A fluidez no trânsito da Avenida Brasil também deve melhorar. Foi criada uma estratégia de fiscalização em frente aos principais hotéis da cidade, em especial na área central, para fiscalizar os ônibus. Onde antes haviam três agentes, nesta temporada contará com oito, a partir das 07h15 atuando entre a Avenida Alvin Bauer e a Rua 1500, local de maior confluência. A sinalização horizontal também ganhou reforço na pintura.

Resgate Social
Balneário Camboriú registra em média, o triplo de pessoas em situação de rua durante os meses da temporada de verão. Por isso, a equipe do Resgate Social já iniciou a “Operação Verão”, que atua 24h por dia, durante toda a semana, inclusos feriados, fazendo a abordagem junto a estas pessoas, identificando a sua origem e as suas necessidades. A comunidade de Balneário Camboriú conta agora inclusive, com um telefone emergencial para solicitar o atendimento 24 horas, o 156. A atuação conta com o apoio da Guarda Municipal, das Polícias Militar e Civil, dos Agentes de Trânsito, dos serviços de saúde e do Terminal Rodoviário, assim como os Fiscais de Conduta.

Abastecimento de água
Durante a temporada de verão, o consumo de água aumenta mais de 30% em Balneário Camboriú e Camboriú. A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) pensando na temporada de verão, comprou bombas reservas e realizou a manutenção dos boosters, além da limpeza dos reservatórios na cidade. Foi feito a limpeza do canal de captação para ter uma vazão melhor. Devido à estiagem, o nível do Rio Camboriú está próximo ao estado de atenção e a situação só melhorará caso chova nos próximos dias. A Emasa iniciou campanha de orientação para consumo consciente de água com objetivo de evitar a falta d´água e também retirou as barreiras feitas por rizicultores, em Camboriú.

A Emasa também inaugura na próxima semana o novo Reservatório 2 (R2), localizado no Barranco. O novo modelo tem capacidade maior e material com durabilidade para 50 anos. O local é responsável pelo abastecimento de água nos bairros da região sul da cidade, como Vila Real, Municípios, Nova Esperança, Jardim Iate Clube, Barra, São Judas e parte do Centro. Um investimento de R$ 1.299.015,64. O Reservatório também ampliou a capacidade de abastecimento, de 2,5 para 2,8 milhões de litros.

Coleta de lixo e limpeza urbana
Balneário Camboriú modernizou a coleta de lixo na região Central. Três contentores subterrâneos de lixo foram instalados na Avenida Atlântica, em frente ao Calçadão da Central, Avenida Brasil esquina com a Rua 15 e na Rua 51 esquina com a Rua 11. O da Avenida Atlântica já está funcionando e os outros dois até fim de semana já devem estar prontos. Cada lixeira possui quatro contentores com capacidade para mil litros. Pelo menos três vezes por dia será feita a coleta mecanizada para esvaziar as lixeiras subterrâneas.

A Coleta de Lixo terá um reforço tanto do lixo comum quanto da coleta seletiva. A coleta de resíduos sólidos ampliou de 84 para 118 profissionais e a limpeza urbana passou de 198 para 259 profissionais. No total, serão 377 pessoas trabalhando na coleta de lixo e limpeza de ruas e praias. Os dias da coleta de lixo também foram ampliados. Na região Central, onde a coleta é realizada de segunda a sábado, também está sendo realizada aos domingos, e na região da Interpraias, a coleta foi ampliada para coleta diária nos grandes geradores (restaurantes, hotéis, etc), inclusive aos domingos. Além da coleta diária na região Central, mais três veículos estão circulando somente nas Avenidas Atlântica e Brasil durante toda a temporada.

Fiscalização das Praias
A fiscalização das praias de Balneário Camboriú ganhou reforço nessa temporada. Desde o início de dezembro, 35 fiscais de posturas já estão atuando nas praias, manhã, tarde e noite na fiscalização de restaurantes, quiosques e ambulantes.

Saúde
A saúde também ganhou reforço. No PA da Barra foi contratado mais um clínico geral e no PA do Ruth Cardoso o atendimento é feito por três clínicos e um pediatra (equipe padrão).

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)