Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Balneário Camboriú manterá ônibus tarifa zero em 2024

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), informa que assinou o contrato para a continuidade da prestação de serviço do transporte coletivo municipal por mais 180 dias. A empresa Transpiedade foi a vencedora do certame, apresentando a proposta de menor preço por km rodado, o que representa um investimento de R$ 6,1 milhões do Município. Com isso, o BC Bus continuará funcionando de forma totalmente gratuita para a população.

O transporte tarifa zero foi implantado com o objetivo de estimular a população a utilizar mais o ônibus, visando diminuir a emissão de gases poluentes que saem dos motores dos automóveis, otimizando a mobilidade urbana e gerando uma opção mais acessível de deslocamento dentro da cidade.

Desde o início da circulação da frota de ônibus com tarifa zero, em junho deste ano, mais de 466 mil viagens foram feitas, uma média de 77 mil viagens mensais. O BC Bus conta uma frota de 16 ônibus com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, entradas USB’s e acessibilidade em todas as suas linhas. Inovador e inclusivo, o BC Bus faz com que Balneário Camboriú esteja no seleto grupo de cidades brasileiras que contam com a tarifa zero.

“Somos o primeiro município catarinense com mais de 100 mil habitantes a adotar o sistema de tarifa zero todos os dias da semana. Isso é prova de que, em Balneário Camboriú, a mobilidade urbana é levada a sério. Esse modelo só traz benefícios: para o trânsito, para o meio ambiente e para o bolso do cidadão. Ao longo desses seis primeiros meses, tivemos uma ótima adesão e esperamos que o número de passageiros aumente cada vez mais”, comenta o prefeito Fabrício Oliveira.

Os horários dos ônibus podem ser acompanhados pelo aplicativo Clive Bus, disponível nas versões Android e IOS, onde o usuário vê o trajeto que está sendo percorrido pelo ônibus em tempo real e ainda quanto tempo falta para o transporte chegar.

Cartão Cidadão

Como forma de ter controle sobre o perfil do usuário do transporte (estudantes, idosos, pessoas com deficiência e trabalhadores, por exemplo), seguem sendo feitos os Cartões Cidadão. Os passageiros que se interessarem em emitir o cartão podem se dirigir à BC Trânsito (Av. Marginal Leste, n°1450 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Todo o procedimento de cadastro e impressão do cartão dura em torno de cinco minutos.

O cartão é feito de forma totalmente gratuita, com quatro modalidades diferentes: Comum, Estudante, Sênior e Pessoa Com Deficiência (PcD). Para cada modalidade, a apresentação de documentos específicos é solicitada.

Confira a seguir:

• Comum: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (original e cópia). Nesta modalidade, as empresas poderão cadastrar seus colaboradores pelo web-commerce e entrar em contato por meio do (47) 3045-0303 para agendar a retirada dos cartões.
• Estudante: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado, (originais e cópias), frequência de matrícula válida para o ano letivo vigente. A documentação deve ser apresentada anualmente.
• Sênior 60 e 65 anos: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (original e cópia). Todo ano, na data de aniversário, o usuário deverá renovar suas informações para a empresa operadora do transporte.
• Pessoa com Deficiência: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (original e cópia), mediante laudo médico com prazo de um ano de validade.

Para outros esclarecimentos, o cidadão pode entrar em contato com a empresa Transpiedade pelo telefone (47) 3045-0303.

Posts Relacionados

Campeonato de Futebol de Areia de Balneário Camboriú tem abertura adiada para o sábado

Prefeitura de Balneário Camboriú oferece mais de 1,5 mil vagas no Projeto Oficinas

A CiaI Arthousebc de Teatro abre inscrição para equipe técnica e artística

Duas camionetes Toyota Hilux furtadas em Balneário Camboriú neste final de semana

Polícia Militar intensifica fiscalização no trânsito de Balneário Camboriú e Camboriú

Morador de Ibirama vence a segunda etapa do Campeonato de Embaixadinhas em Balneário Camboriú

Abertas inscrições para Programa Jovem Aprendiz da Univali em Balneário Camboriú

Carnaval 2024: Bloquinho da Pessoa Idosa acontece nesta sexta-feira em Balneário Camboriú

Afluentes Digital, promovido pela Águas de Camboriú, apresenta conquistas da empresa para comunidade

Advogado de Camboriú ganha ação de danos morais contra Instagram após ter conta roubada