Balneário Camboriú participará novamente do Fórum Social Mundial do Idoso

Balneário Camboriú participará pelo segundo ano consecutivo, do 4º Fórum Social Mundial da População Idosa, 3º Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e pela primeira vez do Fórum Social Mundial das Diversidades, que ocorrem do dia 28 de janeiro ao dia 1° de Fevereiro, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O município será o único a explanar sobre quatro programas que a cidade atua.

Entre os principais programas do município, estará a apresentação do Programa Abraço à Vida, ação essa que visa auxiliar pessoas com depressão. “Desde o início desse programa recebemos mais de três mil ligações e fizemos 1912 atendimentos de pessoas pedindo socorro, pois queriam ver uma luz para o seu problema. Queremos ressaltar a importância desse sistema, para que o Brasil e o mundo possam ser ajudados”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello.

Balneário Camboriú irá também apresentar a participação no Selo do Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O município foi o primeiro a receber a capacitação desse programa que foi desenvolvido pelo Ministério de Desenvolvimento Social, no ano de 2018, pelo Governo Federal. Após as capacitações, a cidade foi premiada com quatro estrelas pela participação do município nas políticas públicas voltadas para os 60+. “Somos referência de políticas públicas para a pessoa idosa. Nossas mais de 80 oficinas e o Programa Abraço de Proteção ao Idoso deram acolhimento para os 60+ aqui em Balneário Camboriú”, continuou Christina, que também é secretária da Pessoa Idosa.

O terceiro programa a ser apresentado, é o 60+ no mercado de trabalho, que tem o intuito de reinserir pessoas no ambiente de trabalho. Até o momento, três que buscaram o programa, já estão trabalhando, um em um supermercado, uma como cuidadora de idosos e um como representante comercial. Para se inscrever os idosos devem ir até a Secretaria, com um documento pessoal para a realização do cadastro. Empresas interessadas em inserir os 60+ em seu quadro de funcionários, podem levar um cartão de CNPJ para o cadastro e informar as vagas.

A metodologia de trabalho da Secretaria da Pessoa Idosa também será tema em Porto Alegre. A concepção das mais de 80 oficinas, será tema explanado pela secretária Christina Barichello. A Secretaria foi reconhecida com três premiações no final de 2018: Melhores Experiências com Idosos do Brasil da Fiocruz, o Prêmio Direitos Humanos 2018 do Ministério dos Direitos Humanos e o Selo Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

________________________
Informações Adicionais:

Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3261-5300