Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Balneário Camboriú sedia 4º Festival de Surf para Autistas

Balneário Camboriú sedia 4º Festival de Surf para Autistas

Nesta edição, 20 jovens e adultos com síndrome de down foram treinados para darão suporte ao evento na areia e no mar

Um dos esportes mais tradicionais e badalados de Santa Catarina vai se tornar, mais uma vez, ferramenta de amor e inclusão na Praia Central de Balneário Camboriú. No próximo sábado, 10 de novembro, 130 crianças autistas e com síndrome de down de diferentes cidades do país terão o privilégio de deslizar sobre as ondas durante o 4º Festival de Surf para Autistas. O evento, com início às 9h, em frente a Rua 2.500, é uma competição divertida e repleta de atrações na água e na areia, onde pais e filhos brincam juntos.

Para que o festival aconteça, Túlio conta com a participação de profissionais voluntários que dedicam tempo e conhecimento no apoio às crianças e jovens autistas. Neste ano, a inclusão será ainda mais evidente tanto para quem participa, quanto para quem faz o festival acontecer. Um total de 20 jovens e adultos com síndrome de down foram treinados para dar apoio ao evento, incluindo a entrega das lycras, na premiação, como juízes e também dentro da água, prestando auxílio aos competidores.

Criado pelo instrutor de surf Túlio Ferri, o Festival de Surf para Autistas chega a sua quarta edição com inscrições de participantes de diferentes lugares de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. “É um dia mágico, em que eles têm a oportunidade de experimentar novas sensações junto ao mar, superando medos e quebrando barreiras de forma natural, tudo com muita segurança”, explica. Todos os competidores ainda ganham uma medalha de participação do festival.

A proposta do evento surgiu há cinco anos, quando Túlio iniciou um projeto diferenciado na sua escola – a Surf Escola BC – e começou a oferecer aulas para autistas. As aulas são acompanhadas por uma psicóloga, com apoio da AMA Litoral (Associação de Pais e Amigos dos Autistas). Foi desta iniciativa que surgiu a ideia de elaborar o festival. O evento ganhou proporções surpreendentes e as inscrições online para os participantes são sempre preenchidas em poucas horas. “O festival tornou-se uma poderosa ferramenta de inclusão e é uma grande alegria conseguir o apoio de tantas marcas e empresas que apostam na iniciativa e ajudam a quebrar barreiras para tantas famílias”, conclui Ferri.

O 4º Festival de Surf para Autistas tem patrocínio da Mormaii, Dekinha Moda Infantil, Golf Planejando Esportes, HD Distribuidora, Anasol, Centro Educacional Construindo o Saber, Buriti Jornalistas Associados, Restaurante Canto da Sereia, Impacte Propaganda, Surfview, CJ TRAINING, Cliomed, Academia CPH, Guabi fios, Sítio Bela Vista e Farmácia Farmigil, com apoio da Purple Açaí, Unika, Candeias, Hospital Maternidade Santa Luíza, Alemão da Praia, Drone Fly, NASA boardshop e Equilibra.

AGENDA

O quê: 4º Festival de Surf para Autistas

Quando: 10 de novembro (sábado)

Horário: 9h

Onde: Praia Central de Balneário Camboriú (em frente a Rua 2.500)

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência