Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc

Balneário Piçarras quer quebrar próprio recorde com a maior canjica do Brasil

Balneário Piçarras está em contagem regressiva para o Piçarraiá, uma das festas mais tradicionais do calendário do município. Como no ano passado, a principal atração está na gastronomia: durante a festa, a organização tentará quebrar o próprio recorde e produzir a maior canjica do Brasil. A meta, desta vez, é preparar duas toneladas da iguaria. A festa ocorrerá nos dias 8 e 9 de julho.

Repetir o desafio vai exigir uma “generosa” lista de ingredientes. Serão necessários aproximadamente 150 quilos de milho de canjica, cerca de mil litros de leite e outros mil litros de água; 500 caixinhas de leite condensado (de 395 gramas cada), 150 gramas de cravo, 120 gramas de canela, leite de coco e coco ralado.

Todos os ingredientes serão depositados em uma panela de ferro que mede 2,32 metros de altura e aproximadamente 12 toneladas. Com 7.450 litros de volume total, anel de borda de 85mm e uma circunferência de 9,24 metro, o recipiente ostenta o  título de maior do Brasil, aferido pelo RankBrasil, em 2008.

Só a tampa pesa 1.583 quilos. A panela pertence ao Sítio Novo, de Joinville, e já recebeu, além da canjica, pelo menos 25 iguarias “gigantes”, entre elas arroz carreteiro, feijoada, caldeirada, caldo de ressaca e quirera.

O prato irá ao fogo no sábado, 8 de julho, pela manhã. Além das sete pessoas envolvidas na preparação, uma peça de inox  — semelhante a uma colher  “gigante” – comandada por uma máquina auxiliará no trabalho de mexer o caldo e evitar que grude no fundo da panela.

Estimativa é distribuir aproximadamente cinco mil pratos

Como no ano passado, a empresa RankBrasil fará a pesagem oficial e anunciará se o recorde do município foi superado.

— Esperamos quebrar a nossa própria marca, que atualmente é de 1,5 tonelada — lembra a secretária de Turismo e Cultura, Susan Corrêa.

A estimativa é de que aproximadamente cinco mil pratos de canjica sejam distribuídos durante o evento, das 14h às 22 horas.

— A ideia é estender a distribuição até as 22 horas para que mais pessoas possam degustar esse prato delicioso — acrescenta Susan.

Além da atração gastronômica, a programação do 4º Piçarraiá inclui shows nacionais, música de raiz e apresentações culturais e escolares. A programação completa será divulgada nas próximas semanas.

Para o prefeito Leonel José Martins, o Piçarraiá oferece entretenimento, mas, acima de tudo, resgata a cultura do município.

— A participação das escolas municipais tem papel fundamental na consolidação deste que é um dos maiores eventos do calendário municipal — destaca Martins.

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana