Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Banco Mundial demonstra interesse no projeto de Mobilidade da Região

Banco Mundial demonstra interesse no projeto de Mobilidade da Região

Prosseguindo com a programação do Banco Mundial em Santa Catarina, os representantes técnicos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD e da International Finance Corporation – IFC (ambas entidades do Banco Mundial), estiveram reunidos com a equipe técnica da AMFRI na manhã desta terça-feira (18). No período da tarde o grupo foi à Florianópolis para reuniões com órgãos estaduais para tratar do apoio do Governo do Estado para a viabilização do projeto de Mobilidade Urbana Regional, desenvolvido no âmbito do InovAmfri, e  também trocar experiências sobre o transporte coletivo intermunicipal.

Na reunião com os técnicos da AMFRI, os representantes do Banco Mundial esclareceram dúvidas e debateram sobre questões técnicas do projeto e suas principais diretrizes para formalizarem a relação com o CIM-AMFRI. O CIM-AMFRI é o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da região, conduzido pela AMFRI, que está em fase de ratificação, ou seja, aguardando aprovação nas Câmaras de Vereadores para ser oficialmente criado e iniciar suas atividades.

Algo que chamou muita atenção do Banco Mundial foi à ação dos municípios de forma consorciada. “Nessas cidades que estão muito próximas uma da outra, você tem que planejar as questões de mobilidade conjuntamente já que a decisão de uma influência na outra, então o fato de estarem se organizando em consórcio e tocando esse e outros projetos de uma maneira integrada é extremamente positivo”, pontuou a especialista em transportes urbanos do Banco Mundial baseada na cidade de Washington, nos Estados Unidos, Bianca Bianchi Alves.

Em Florianópolis, o grupo esteve reunido com o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina), com o Deter (Departamento de Transportes e Terminais) e com o Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans – UFSC). O encontro teve como objetivo discutir sobre o apoio do Estado ao Projeto. Em seguida os técnicos do Banco Mundial e AMFRI visitaram a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) para conhecer as experiências da Superintendência com o projeto da região metropolitana de Florianópolis, que está sob sua gestão.

Balanço das atividades: A visita foi a primeira avaliação oficial da região, cujo projeto foi submetido em junho, com o intuito de identificar quais são as possibilidades de apoio do Banco ao projeto. “Estivemos analisando uma série de fatores, como questões econômicas, socioambientais, o desenvolvimento da região e como está sendo ofertado hoje os serviços da área, para de fato levarmos o projeto adiante em parceria com a AMFRI e seus municípios”, explicou o Consultor do IFC, Tomas Anker.

O Banco Mundial demonstrou um interesse grande por se tratar de um case especifico inédito no Brasil, sendo a AMFRI a primeira região não metropolitana a oferecer um projeto administrado por meio de um Consórcio entre municípios, que prevê diversos modais de transporte e privilegia a sustentabilidade e o desenvolvimento social. “Esses dois dias foram fundamentais para reforçar a importância do projeto para a região. Os técnicos do BIRD e IFC estão impressionados com nossa proposta que é sólida, viável e inovadora”, completou a consultora da AMFRI, Erica Requi.

Texto: Bruna Passos (SC 05428 / JP) – Jornalista / Assessora de Comunicação da AMFRI
Fotos: Bruna Passos (AMFRI) e Assessoria do Deinfra

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira