Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Banco Mundial e CIM-AMFRI tratam sobre cooperação em prol de Sistema de Transporte Coletivo da Região

Banco Mundial e CIM-AMFRI tratam sobre cooperação em prol de Sistema de Transporte Coletivo da Região

Representantes do Banco Mundial estiveram realizando mais uma visita técnica a AMFRI para tratar sobre o Sistema de Transporte Coletivo da Região. A manhã desta terça-feira (12) foi dedicada a debater sobre os aspectos técnicos para a construção do Termo de Cooperação entre o CIM-AMFRI (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário) e o Banco Mundial. Já no período da tarde o grupo esteve em Florianópolis para reuniões com BRDE e Governo do Estado.

Cinco técnicos representaram o Banco Mundial e a International Finance Corporation (IFC), sendo estes, Juan Gaviria (Banco Mundial Washington), Bianca Bianchi Alves (Banco Mundial Washington), Gregoire Gauthier (Banco Mundial Brasília), Fernando Camacho (IFC Rio de Janeiro), Otávio Fernandes (IFC Rio de Janeiro). As reuniões desta terça-feira foram um desdobramento da visita realizada pela equipe da AMFRI ao banco mundial no dia 30/1 em Brasília, onde foi protocolada uma carta de intenção solicitando o apoio de cooperação técnica do banco para estruturar o modelo de negócio do STCR – Sistema de Transporte Coletivo da Região da AMFRI.

Os técnicos vieram em busca de mais algumas informações e apresentar uma pré-proposta de apoio do Banco ao nosso projeto. Na parte da manhã, a reunião técnica na sede da AMFRI, contou com a presença também do responsável técnico pelo projeto do Sistema de Transporte, Edésio Elias Lopes, o presidente do conselho consultivo InovAmfri, Paulo Bornhausen e o presidente da AMFRI e Prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira.

“Nós fizemos algumas apresentações sobre a constituição do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-AMFRI) que será a entidade que irá gerir o STCR e também fizemos uma apresentação detalhada do projeto de engenharia para esclarecer dúvidas que os técnicos ainda tinham”, explicou o diretor executivo do CIM-AMFRI, João Luiz Demantova. Sanado os questionamentos, o Banco Munidial apresentou então uma proposta de submissão do projeto da AMFRI ao GIF – Global Infrastructure Facility, que é uma plataforma de apoio a projetos mundiais, principalmente nos eixos de energia, saneamento e mobilidade urbana. Assim ficou definido como próximos passos, assinar e encaminhar oficialmente essa solicitação ao GIF.

AMFRI busca parcerias políticas e financeiras para desenvolver projeto de Mobilidade Urbana

Continuando a tratar sobre a implantação do Sistema de Transporte Coletivo da Região da AMFRI (STCR). Após reunião técnica na sede da AMFRI, os representantes da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí acompanharam os técnicos do Banco Mundial até Florianópolis. Lá nesta terça-feira (12) houve outras duas importantes reuniões, sendo uma de cunho financeiro com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e outra, de cunho político com o Governo do Estado.

No início da tarde, foi tratado com o BRDE, a respeito de um acordo de cooperação para transferência de fundos para viabilizar a implantação do projeto. Os recursos financeiros podem atingir até a ordem total do projeto que é de 500 milhões de dólares aproximadamente, e por isso já é importante debater se existe a possibilidade do Banco Mundial transferir esses recursos para o BRDE a fim de que o mesmo capitaneie essa operação.

Já no final da tarde, a reunião foi com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino. “Decidimos que será marcado uma próxima reunião técnica para tratar exclusivamente da forma de apoio e interação do Governo do Estado com o projeto”, acrescentou o consultor da AMFRI, João Luiz Demantova. Esse encontro ainda contou com a presença da Deputada Estadual Ana Paula da Silva que também está empenhada na implantação desse importante projeto para a região da AMFRI.

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência