Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Banda Cataia atinge a maturidade com o dançante álbum ‘Folhas ao vento’

Maracatu, ciranda, xote, baião, coco, afoxé, carimbó, dentre outros ritmos do Brasil, se fazem presentes no dançante “Folhas ao vento”, novo álbum da Banda Cataia, lançado recentemente nas principais plataformas de música digital.

Terceiro disco da banda de Sorocaba (SP), que completa 20 anos de carreira e resistência em 2022, “Folhas ao vento” marca a maturidade da banda em nove faixas autorais inéditas, com versos e ritmos que celebram as riquezas culturais de diferentes cantos do país.

Sem se prender a rótulos ou modismos, a Cataia carrega em seu DNA o tempero da mistura de influências e ritmos de culturas tradicionais brasileiras, de grandes nomes da MPB, como Gilberto Gil e Caetano Veloso e do afrobeat de Fela Kuti.

Com composições assinadas pelo vocalista e flautista Rodrigo Cataia e o baixista Rodrigo Cabrerisso e arranjos criados coletivamente por todos os integrantes da banda, “Folhas ao vento” é o mais dançante da discografia do grupo e traz joias como “Bela Clara”, “Fitas amarelas” e “Brasgil”, esta última em homenagem a Gilberto Gil, artista que, segundo a banda, é personificação da musicalidade brasileira. O disco conta, ainda, com as belas “Tupinambá”, “Terra Rasgada”, “Flor da vida”, “Sorrir direito”, “Flor e rainha” e a instrumental “Caboclo de lança”.

“As letras falam de situações e momentos de nossas vidas, com muitos conselhos para uma evolução pessoal e espiritual, o amor e a boa convivência com nosso meio ambiente”, detalha o vocalista.

Produzido de forma totalmente independente, “Folhas ao vento” foi originalmente concebido para ser registro simples e direto das composições mais recentes da banda, mas foi afetado por paralisações e adiamentos impostos pelo advento da pandemia de Covid-19. “Mas até que essa parada foi positiva, pois deu para a gente rever alguns arranjos e mudar algumas coisas. A produção mais lenta nos ajudou a organizar, melhorar os resultados das gravações”, complementa Cabrerisso.

Neste terceiro álbum, gravado no Solana Records, em Sorocaba, a banda consolida a experiência e o conhecimento acumulados ao longo dos últimos 20 anos e inova, ao criar ritmos e melodias num disco autoral com sofisticadas camadas de arranjos que se abrem ainda mais a exploração de novas possibilidades, dando sequência ao disco estreia, “Terra de Ninguém”, de 2002, também lançado na Europa, e “Cataia”, de 2009.

A Banda Cataia é formada por Rodrigo Cataia (voz e flautas), Rodrigo Cabrerisso (baixo, guitarra e coros), Xitão Moreira (voz, percussão e sax), Ricardo Acquaviva (guitarra), Rafael Poujo (percussão e coros) e Celso Rey (bateria).

O novo disco conta, ainda, com participações especiais de Manu Neto (bateria), Lucas Búfalo, da banda Monoclub (Washboard), Juca Natal (guitarra), Ikeangelo Kel, de Coco Raízes de Arcoverde (voz), Samuel, de Samuca e a Selva (voz), Virgolino Cardoso (trompete) e Vagner Corrêa (trombone).

Com capa assinada pelo artista visual Igor Lima, de Valinhos, que produziu uma série de obras com sobreposição de colagens inspiradas em cada uma das faixas do disco — e que em breve resultará uma exposição homônima ao disco –, “Folhas ao vento” está disponível para audição nas principais plataformas de música digital como Spotify, Deezer, Amazon Music, YouTube Music, Apple Music, entre outras.

Mais fotos e redes sociais

Posts Relacionados

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

Diário da Cidade

Restaurantes adotam cardápio digital para otimizar o atendimento

Confira as delícias para celebrar o Dia Nacional da Banana, em 22 de setembro

Rafa Kalimann desabafa: “A mulher é colocada à prova muito mais. É testada muito mais”

Cãominhada será dia 12 de outubro

Livro que ensina a criar seu próprio negócio no mercado digital entra na lista dos mais vendidos

Diário da Cidade

Gêmeas Melissa e Nicole lançam quinto livro da carreira

Raça Negra & Convidados confirmam live no Teatro Bradesco

Garten recebe musical gratuito “A Bela e a Fera” nesta quarta

Diário da Cidade

Capa da Sexy de setembro faz subir a temperatura em Campos do Jordão

“Praça da Pérola” leva os encantos do fundo do mar ao público infantil do Itajaí Shopping

Setembro chega com lançamento de novo trabalho da banda catarinense Stella Folks

Rafa Kalimann – “Preciso ter cuidado e responsabilidade ao me posicionar. Estou influenciando mais de 20 milhões de pessoas”

Artista Plástica Asta dos Reis expõe “Cromoformas” no Garten Shopping

Diário da Cidade

Dia do Cliente: o Rei do Mate anuncia promoção especial para celebrar a data (15/09)

Diário da Cidade

Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar

Diário da Cidade

Beiramar Shopping promove exposição de motos de colecionadores

Diário da Cidade

Vai Ter Samba neste sábado com Belo, Ferrugem, Akatu e Revelação no Mega Space

Diário da Cidade

Brahma Pela Volta: Marca cria movimento de incentivo à segunda dose da vacina contra a covid-19

Grupo Velocity expande franquia e inaugura sua primeira unidade em Balneário Camboriú