Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Retirada de barcos da faixa de areia causa polêmica em Armação

Muitos pescadores de Penha estão em pé de guerra com uma associação que diz supostamente representá-los: A Apape – Associação dos Pescadores Artesanais. Segundo eles, a entidade estaria passando um abaixo assinado pedindo a retirada das embarcacações pesquerias (botes) da faixa de areia. Além de pedir a saída das embarcações da orla, a proposta também determina que os barcos na água fiquem a 200 metros da faixa de areia.

De acordo com o pescador artesanal João Afonso Martins, os mais de 200 pescadores da colônia da Armação serão prejudicados se a proposta for colocada em prática. Isso porque os barcos ficarão pra longe da ponta da cruz, local ruim tanto pra chegar como para partir, pois não pega a circulação dos ventos. Outro problema seria a questão da segurança das embarcações.

No entanto, segundo a presidente da Apape, Mirela Caroline Costa, disse a imprensa local, não é bem assim; Não haveria abaixo-assinado nenhum. O que eles estariam passando entre os moradores da Armação é um informativo encaminhado à secretaria de Pesca e Agricultura, pedindo que a prefeitura ceda um espaço pra barcos e pros apetrechos. Seria um tipo de galpão, usado também para manutenção, trabalho que hoje é feito a céu aberto pelos pescadores. O que a associação apoia, confirmou, é que os barcos não fiquem mais na praia, pois isso atrapalharia o turismo.

A proposta seria uma resposta a uma determinação da Marinha do Brasil, segundo a APAPE, que proíbe a circulação de embarcações a menos de 200 metros da areia. O assunto teria sido discutido no dia 22 de junho, na delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí. Mirela diz que os pescadores da colônia também foram convidados, mas só a Apape apareceu. No projeto, a prefeitura de Penha ficaria com a tarefa de demarcar as áreas. “Levamos um ofício que foi passado à prefeitura. Os pescadores vão ter que se regularizar”, avisou Mirela.

No entanto, em contato com a assessoria da Marinha do Brasil, pouco se sabia sobre o assunto. O órgão ficou de buscar as informações discutidas na reunião para serem repassadas depois a título de esclarecimentos.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH