Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Barra Velha confirma primeiro caso de Sarampo em 2019

Todas as medidas de bloqueio foram realizadas e o caso está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nessa semana o primeiro caso de Sarampo deste ano em Barra Velha. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o caso é classificado como importado, pois o contágio aconteceu em São Paulo. Todas as medidas de bloqueio foram realizadas e o caso está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica.

Santa Catarina é um dos estados que apresenta surto de Sarampo. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVE-SC, além de Barra Velha, o estado já registrou outros 14 casos da doença em 2019. O setor aponta a crise migratória e a falta de vacinação como principais fatores que contribuíram para o surto da doença.

A primeira dose da vacina contra o Sarampo deve ser tomada aos doze meses e a segunda e última dose aos 15 meses. Pessoas até os 29 anos que tomaram apenas uma dose devem completar o esquema vacinal com a segunda dose. Pessoas de 1 a 29 anos que não tomaram nenhuma dose da vacina precisam receber duas doses. Para pessoas de 30 a 49 anos que nunca foram vacinadas contra o Sarampo é necessária apenas uma dose.

A Secretaria de Saúde convoca a população que se enquadra nos grupos de risco a tomar a vacina contra o sarampo, disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Barra Velha. Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

Os principais sintomas da doença são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, mal-estar, manchas vermelhas pelo corpo e nariz escorrendo ou entupido. A única maneira de evitar o Sarampo é pela vacina.

Posts Relacionados

Águas de Penha divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Empreendimento de alto padrão é integrado à histórica Praça do Relógio e agrega conceito de boulevard em Itajaí

Chá das Cinco, evento, em Itajaí, inspira mulheres a se cuidarem

Selva Mágica traz universo de obstáculos e aventuras para o Itajaí Shopping

Itajaí abre inscrições para o Programa Bolsa Esportiva 2024

Representante de Itajaí vai disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista

Atrações artísticas vão movimentar Navegantes neste sábado (23)

Fundação Cultural de Navegantes lança projeto Canto de Mar no Gravatá

Itajai terá show gratuito em homenagem ao músico Fernando das Neves