Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc

Barra Velha recebe o título de Capital Catarinense do Pirão

Os parlamentares aprovaram na sessão da tarde desta quarta-feira (27) o Projeto de Lei (PL) 493/2015, de autoria do deputado Antonio Aguiar (PMDB), que concede ao município de Barra Velha, o título de Capital Catarinense do Pirão. Para agradecer aos deputados pela aprovação da proposta, o prefeito de Barra Velha, Claudemir Matias, acompanhado da rainha e das princesas da Festa Nacional do Pirão, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa.

Aparentemente uma comida simples, a mistura de caldo de peixe com farinha é presença constante na mesa do bom caboclo do litoral. Durante a sua fala na tribuna, o Prefeito Claudemir Matias exaltou o prato símbolo do município. “Queremos agradecer ao deputado Antonio Aguiar e aos demais parlamentares pela aprovação desse projeto, que é um reconhecimento à importância dessa festa e dessa culinária para Barra Velha.”

Segundo João Antonio Vicente, diretor da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura, o projeto para obter o título iniciou em novembro de 2015. “Fizemos um levantamento histórico da Festa do Pirão, evento realizado desde 1997 para celebrar esse prato típico. O documento com mais de vinte páginas contém dados e fotos que comprovam a importância dessa iguaria para nossa cidade.” O diretor agradeceu ao deputado e disse que o título ajudará muito a cidade turisticamente. “Além de um grande passo para identidade cultural do município esse é um avanço também para o turismo. Esperamos que o trade turístico use esse título para atrair visitantes. Os restaurantes de Barra Velha precisam mais do que nunca incluir o pirão em seu cardápio.”

Já o deputado Antonio Aguiar destacou a importância da festa para a economia local e para a preservação da cultura açoriana. “Barra Velha recebe mais de 100 mil pessoas na festa que celebra esse prato típico. Portanto nada mais justo que receber esse título para que, junto com a festa, possa potencializar essa gastronomia tradicional da cidade.” Vários outros parlamentares parabenizaram a comitiva de Barra Velha pela conquista do título de Capital Catarinense do Pirão.

Registro Histórico

O historiador barravelhense José Carlos Fagundes chama atenção para o registro feito em julho de 1858 pelo viajante alemão Robert Avé-Lallement. Em cartas da época, o médico relata ter entrado na freguesia de Barra Velha e experimentado um prato típico. “…Entramos em um lugarejo onde encontramos com dificuldade abrigo e uma ceia de peixe e pirão de farinha de mandioca, excelentes. Na falta de mesa, a comida foi servida no soalho, sentamo-nos, pois no chão e comemos à vontade.”

Sobre a Festa

 Em 1997 para atrair turistas e movimentar a rede hoteleira e gastronômica na baixa temporada, o então prefeito Orlando Nogaroli pensou em um grande evento para a cidade. Foi quando chamou o ator de novelas Fausto Rocha Junior para assumir a secretaria de Turismo, e a partir da ideia do artista plástico Juarez Machado, criaram a Festa Nacional do Pirão.

A primeira edição da festa, em 1997, ficou marcada pelo preparo de um pirão gigante. A organização utilizou um tacho de ferro, usado geralmente nos engenhos para a produção de farinha de mandioca. Para ser aquecido, o recipiente de ferro demorou aproximadamente uma hora para que pudesse começar o preparo do prato. A refeição a base de caldo de peixe foi servida para mais de mil pessoas que estavam presentes na abertura da festa.

A consagração da festa veio rápido, quando um ano depois de sua criação, esteve presente na festa o jornalista global Maurício Kubrusly, mostrando a festa em rede nacional através do Fantástico. A partir daí, sua estrutura e programações foram crescendo e concretizando o sucesso do evento. Após passar por vários locais da cidade, a festa hoje é realizada em frente ao Ginásio Municipal Alfredo José de Borba.

A 20ª edição da Festa Nacional do Pirão acontecerá entre os dias 06 e 11 de setembro. Na primeira noite do evento, dia 06, o público poderá conferir dois shows nacionais: Zé Felipe e na sequência Michel Teló. No dia 07, feriado de independência, é a vez do projeto Cabaré, um show protagonizado pelos cantores Leonardo e Eduardo Costa. Já no dia 09, sexta-feira, o pagode de Thiaguinho deve embalar a multidão. Para fechar com chave de ouro, Gustavo Lima traz seus sucessos ao palco no dia 10 de setembro. Além dos shows nacionais, em breve serão anunciadas as demais atrações regionais e locais.

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana