Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Biblioteca Pública de SC completa 165 anos com programação especial

Biblioteca Pública de SC completa 165 anos com programação especial

Prestes a completar 165 anos de criação, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) terá programação especial na última semana de maio. As atividades comemorativas começam no dia 27, segunda-feira, com a abertura de uma exposição que conta a história da instituição cultural mais antiga do Estado.

A programação terá também rodas de conversa, visitas guiadas, oficinas, contação de histórias, teatro, lançamento de livro e declamação de poesia. Além disso, será entregue a segunda etapa da digitalização do Jornal Correio do Povo, de Jaraguá do Sul.  Será lançado, ainda, o Livro Catálogo “A imprensa catarinense no Século XIX: Catálogo descritivo e ilustrado do acervo de jornais raros da Biblioteca Pública de Santa Catarina e Hemeroteca Digital Catarinense”, do escritor e servidor da BPSC, Alzemi Machado.

:: Clique aqui e veja a programação completa de atividades em comemoração aos 165 anos da BPSC

A programação comemorativa aos 165 anos da Biblioteca é aberta ao público, mas algumas atividades têm vagas limitadas. Para fazer a inscrição é necessário entrar em contato com a administração, pelo telefone (48) 3665-6420.

A história

A Biblioteca Pública de Santa Catarina foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 573, em 31 de maio. No entanto, somente em 9 de Janeiro de 1855 é que foi oficialmente inaugurada. Com base na sua data de criação, é possível supor que seja uma das bibliotecas mais antigas do Brasil.

Operando no prédio atual desde 1979, o espaço conta com um acervo formado por títulos de diversas áreas do conhecimento, em suportes variados, além de uma coleção de periódicos e uma de obras raras. Sua missão é manter, conservar e disponibilizar parte da memória cultural do Estado para a população catarinense, além de promover o hábito da leitura junto a ela.

Está localizada na área central da Capital catarinense, na Rua Tenente Silveira, n343. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 11h45.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira