Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Biquínis de Chapecó conquistam o mundo

Empreendedora Valentina Lang cria as marcas VL BEACHWEAR e VL SWIMWEAR e conquista o público jovem do Brasil e do exterior

Ela é jovem, culta, criativa, comunicativa e inteligente. Com todos esses predicados foi modelo e trabalhou na área de comunicação. Graduou-se em Direito, faz sucesso como influenciadora digital, mas sua nova ocupação é empresária de moda. Valentina Lang, 26 anos recém-completados, criou em 2018, na cidade catarinense de Chapecó, a empresa VALENTINA LANG que há três anos coloca no mercado brasileiro peças da moda feminina jovem que – vejam só! – já fazem sucesso nos Estados Unidos.

            O sucesso que obteve no universo digital – foi blogueira de moda desde os 16 anos – a motivou a ingressar nesse ramo. Como blogueira construiu uma base sólida de seguidores, os quais viriam a se tornar fieis consumidores de suas marcas.

            “Como trabalhava no Instagram na divulgação de outras marcas e grifes sempre tive o desejo de ter a minha própria marca, mas demorei para encontrar o produto ideal para começá-la. Por fim, transformei uma coisa que amava no meu negócio: biquínis!,” relata Valentina.

            A mãe, engenheira civil e designer de ambientes Iara Lang, foi uma das inspirações. A moda praia sempre esteve muito presente na vida de ambas. Iara sempre foi uma assídua consumidora de moda e a filha, consequentemente, adquiriu a mesma paixão.

A ideia inicial foi da mãe quando, antes de uma viagem, Valentina mandou confeccionar alguns biquínis, porque não encontrou nenhum que a agradasse no comércio local ou nos sites de compras. Quando a mãe viu os biquínis prontos ficou encantada e comentou: se a filha tinha problemas em encontrar tais peças, outras meninas também deveriam ter. Assim começaram a trabalhar o conceito de uma nova marca.

Estabelecida a convicção no empreendimento, começou sua materialização com pesquisa de materiais, criação das peças, aquisição de equipamento, contratação de costureiras. Em pouco tempo o mercado receberia o produto principal e até hoje o carro-chefe das vendas: Biquínis das marcas VL BEACHWEAR e VL SWIMWEAR (https://valentinalang.com.br/).

CRESCIMENTO CÉLERE

Pela análise do perfil das suas seguidoras, Valentina definiu sua clientela potencial como mulheres na faixa etária de 15 a 35 anos, um público ligado à moda, tendências e viagens. Ela própria está inserida nessa faixa, identifica-se plenamente com ela e, portanto, interpreta em profundidade seus desejos. Isso explica em grande parte o sucesso junto ao público-alvo.

A produção inicial, em 2018, era de 400 peças por mês, em média. O sucesso mercadológico da empresa está expresso no vertiginoso crescimento. Nesses três anos a produção cresceu 1.250% e situa-se, atualmente, em 5.000 peças por mês.

            Afinal, quais são os diferenciais da empresa para justificar esse acelerado crescimento? A empreendedora explica: “Nossa modelagem é totalmente diferenciada, atendendo ao público com peças em tamanhos diferentes (entre top e calcinha). Há diversos tipos de amarrações e regulagens, para que as peças se adequem a todos os corpos. Trabalhamos com o melhor tecido disponível no mercado – porém com um preço acessível – e temos estampas exclusivas.”

            O atual portfólio da empresa também se expandiu e tem agora saídas de praia, acessórios de praia, moda fitness e máscaras, mas os biquínis continuam catapultando as vendas.

            A empresa VALENTINA LANG está presente no mercado nacional, com destaque para região sul, porém já atende todo o Brasil através do e-commerce. A estratégia para crescer no mercado combina os influenciadores e marketing digital. Aqui, a jovem empresária emprega suas habilidades para brilhar no mundo digital. O principal canal de venda é o e-commerce, direcionamento do público através das redes sociais onde conjuga o influencers, tráfego pago e muito conteúdo de valor.

            O CÉU É O LIMITE

            Em um bem planejado plano de ação, as marcas alcançaram o exterior e a empresa chapecoense já exporta biquínis, saídas de praia e moda fitness para os Estados Unidos, Portugal, Reino Unido e Suíça. Foi fechado contrato de exportação, de forma continuada, com a empresa multinacional Ignite International Ltd dos Estados Unidos . O e-commerce está estabelecido em Chicago de onde dispara os biquínis para todo o país, mas também foi terceirizada a produção para empresas americanas. A entrada no mercado europeu tem a parceria de loja distribuidora localizada em Portugal.

As receitas obtidas no mercado externo não foram reveladas, mas já representam 12% da receita operacional bruta. Para transitar no mercado internacional, a empresa contou com a consultoria do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), desenvolvido pela Apex-Brasil, com monitoria da competente consultora Ana Paula Kunze.

            Valentina Lang demonstra uma visão estratégica de longa distância. Os planos para o futuro são continuar expandindo as vendas no Brasil e aumentar o número de países consumidores, “pois o biquíni brasileiro já é uma grife mundial”. Também deseja aumentar o leque de produtos oferecidos, tais como linha de cosméticos vinculados à moda praia, nova linha de acessórios e lançamentos na linha fitness.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê