Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Boas práticas mantêm perdas de água tratada em Camboriú menores que média nacional

De acordo com pesquisa da Trata Brasil divulgada recentemente, em 2017 o Brasil perdeu mais de 7 mil piscinas olímpicas de água potável todos os dias por meio de vazamentos nas tubulações, erros de leituras de hidrômetros, roubos, fraudes e “gatos”. A média de perdas nacional é de 38,29% e de 36% na região Sul. Já o índice em Camboriú é bem menor – no primeiro semestre de 2019 foi de 26,7%.

O presidente da Águas de Camboriú, Carlos Roma Jr., aponta que o índice reflete o trabalho que tem sido realizado pela concessionária na cidade, que compreende a verificação de ligações clandestinas e troca de hidrômetros. Porém, o principal foco tem sido a questão dos vazamentos. Além da troca de tubulações, as ações envolvem o controle de pressões por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). Em funcionamento 24 horas por dia, o CCO possui indicadores de vazão e pressão em toda a cidade, o que permite verificar com mais rapidez alterações decorrentes de vazamentos.

A tecnologia colabora com a redução de perdas também no trabalho de campo. As equipes da Águas de Camboriú utilizam o geofone, equipamento que permite localizar os chamados vazamentos ocultos (que ficam abaixo do solo). O geofone identifica ruídos através de um sensor que fica apoiado no chão e, com o amplificador em mãos, transforma-se em intensidade.

O presidente da concessionária ressalta que o objetivo é seguir reduzindo as perdas de água tratada – importante para melhorar o abastecimento e também para o meio ambiente, com o uso adequado da água. A população também pode colaborar: “Ao verificar um vazamento na sua rua ou em algum outro local da cidade, o morador nos ajuda muito ao entrar em contato com as centrais de atendimento. Assim, podemos fazer o reparo de forma mais rápida”, explica Roma. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 595 4444 (24 horas) ou mensagens para o WhatsApp (47) 99234 1414 (das 7 às 21 horas).

Posts Relacionados

Teatro Municipal Bruno Nitz terá espetáculo The Beatles nesta quinta-feira

Balneário Camboriú e região foram divulgadas no Peru e na Argentina, através do projeto Visite BC

Camboriú vai sediar o 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

O Passeio San Miguel vai fechar?

Grupo Koch celebra 30 anos com jantar especial em Balneário Camboriú

Futevôlei Challenge Cup agita as areias da Praia Central

Secretaria da Pessoa Idosa promove tarde musical nesta sexta-feira

Dia Mundial da Saúde será comemorado com ações na Praça Tamandaré

Últimos dias para se inscrever no curso de boas práticas para manipuladores de alimentos de Camboriú