Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia BR Notícias

Bolsonaro se iguala a Maduro com publicações irresponsáveis sobre o coronavírus.

Bolsonaro se iguala a Maduro com publicações irresponsáveis sobre o coronavírus.

BLOQUEADO NO TWITTER

Publicações irresponsáveis de Jair Bolsonaro levaram o Twitter a apagar duas de suas postagens na noite de domingo (29). A rede social enquadrou o presidente brasileiro em uma nova regra de conteúdo impróprio: o que coloca a saúde da população em risco. Antes de Bolsonaro, só o venezuelano Nicolás Maduro teve tweets apagados pelo mesmo motivo.

Os posts do presidente brasileiro o mostravam desafiando a pandemia de coronavírus e passeando por Brasília. Bolsonaro contrariou as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e colocou em risco a si e aos outros. Especula-se que estivesse preparando o cenário para demitir o ministro Luiz Henrique Mandetta, de quem teria dito estar “de saco cheio”. Exercita a política rasa em meio ao caos.

Enquanto o mundo todo enfrenta a doença que se alastra de forma silenciosa, levando milhares de pessoas aos hospitais e minando a economia, Bolsonaro segue em busca de um bode expiatório. Duvida dos números oficiais e faz pouco caso do poder de contaminação de uma doença que já afetou mais de 4 mil brasileiros e matou 141, em duas semanas.

É o “estilo” do presidente. Fez o mesmo jogo em relação aos incêndios ocorridos na floresta amazônica, e para tentar desacreditar os índices de desmatamento no Brasil. Ocorre que as pandemias carregam um fator muito humano, instável e incontrolável: o medo. Bolsonaro testa os limites entre o instinto mais primitivo do ser humano, e a fidelidade de seu eleitorado ao ser “jeitão” de governar.

É simbólico que a rede social – um meio que os bolsonaristas dominam muito bem, a arena escolhida pela extrema direita para a relação direta com o eleitorado – aja, neste momento, para dar um basta à irresponsabilidade de Bolsonaro em relação ao coronavírus. Num espaço que já divulgou episódios como o do golden shower, e inúmeros ataques caluniosos a jornalistas, o presidente brasileiro conseguiu chegar ao limite.

A Venezuela, veja só, permeia o discurso bolsonarista no papel do inimigo, daquilo que o Brasil não pode se tornar. Quem sabe, ao igualar Bolsonaro a Maduro, o Twitter seja capaz de alertar muitos dos fiéis seguidores do presidente sobre o óbvio: é preciso deixar de lado a irresponsabilidade do presidente, e levar a sério a pandemia.

Dagmara Spautz

 

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Vini Jr e o racismo que nos adoece

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos