Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

BR Distribuidora e Lojas Americanas anunciam joint venture no segmento de conveniência

BR Mania e LOCAL iniciam parceria para explorar mercado de conveniência por meio de franquias e de lojas próprias na rede de postos BR e com lojas de rua

A BR Distribuidora e a Lojas Americanas anunciam nesta quinta-feira (25/02) que fecharam parceria para a integração das lojas de conveniência BR Mania e Local, que será efetivada por meio da criação de uma nova sociedade, cujo capital social será detido pelas duas companhias. Ambas terão participações de 50% na nova empresa a ser constituída, que contará com estrutura profissional e de governança corporativa próprias.

Para a criação dessa sociedade, foi considerado um Enterprise Value de até R$ 995 milhões, que considera o aporte da Rede de Franquias BR Mania e das lojas Local. Além disso, a transação inclui um pagamento pela Americanas de até R$ 305 milhões, na forma de um aporte na nova empresa de aproximadamente R$ 252 milhões e um pagamento de até R$ 53 milhões de parcela variável à BR, com base em metas de performance. O objetivo é maximizar o desempenho operacional e financeiro dos negócios de conveniência Local e BR Mania, com base em metas de performance.

O modelo de operação, por sua vez, prevê tanto lojas franqueadas como operação própria dos pontos de venda. Atualmente a BR Distribuidora conta com aproximadamente 1.200 lojas no formato BR Mania, operadas por franqueados, e a Lojas Americanas possui 55 lojas próprias Local.

Com o negócio celebrado entre BR Distribuidora e Americanas será possível oferecer uma nova proposta de valor para consumidores, franqueados, revendedores e atendentes das lojas. A BR Distribuidora e a Americanas têm ativos e competências muito complementares para liderarem um ciclo de forte geração de valor e crescimento no segmento de conveniência e proximidade em lojas de rua.

A nova empresa já nascerá unindo a competência da BR Distribuidora como franqueadora e gestora da maior rede de postos do Brasil com a expertise e liderança da Americanas no varejo nacional. A parceria tem o potencial de capturar oportunidades nos cerca de oito mil postos da rede BR, presentes em todos os estados do país. Adicionalmente, poderá explorar o mercado de conveniência e proximidade em lojas de rua com ambição de oferecer mais opções e a melhor experiência do segmento para os consumidores.

Para os franqueados, a sinergia gerada pela parceria cria um leque de soluções e serviços que vão desde o sistema de compras, logística e abastecimento, gestão de categorias, estratégia promocional, inteligência de expansão, gestão e tecnologia que melhorará a proposta de valor e resultados em suas operações.

A formalização da parceria e fechamento da operação depende do cumprimento de condições usuais para transações desta natureza, incluindo a obtenção de autorização pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Sobre a BR
Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a BR Distribuidora possui estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país. A empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, nos segmentos de transporte, industrial e aviação dentre outros. Com a marca BR Aviation, a companhia abastece aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros.

No mercado automotivo, a BR é licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com cerca de 8 mil postos de combustíveis, em todo o País. As franquias da BR para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Mais informações em: www.br.com.br

Sobre o Universo Americanas
O Universo Americanas é composto por Lojas Americanas, B2W, Let’s, IF – Inovação e Futuro – e Ame Digital. Nele, as plataformas física, digital, de logística e distribuição e o motor de inovação são complementares entre si e todas as iniciativas são implementadas com o objetivo de potencializar a sinergia entre as frentes de negócio e oferecer ao cliente o melhor serviço. Com a integração cada vez mais intensa entre as plataformas, maior capilaridade e inserção digital no País, o Universo Americanas acredita que estará cada vez mais próximo do consumidor, oferecendo “Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar”.

Posts Relacionados

SEDA Dream dobra o número de bolsas de intercâmbio para brasileiros

Compostagem 3-3-3 é mais rápida, usa menos água e tem menor custo operacional

Governo Federal garante R$ 6,1 bilhões de investimentos e arrecada R$ 3,3 bilhões em outorgas

8 em cada 10 brasileiros já comprou algum tipo de serviço ou produto por WhatsApp, diz Pesquisa

Fundação Dorina Nowill para Cegos faz campanha em prol de pessoas com deficiência visual e em situação de vulnerabilidade

Maioridade do carro flex e responsabilidade ambiental

Viagens e investimento em imóveis são desejos de entrevistados do SUL para quando a pandemia acabar

Sicoob cresce 34,4% com foco em crédito sustentável à população brasileira

A sensação de impotência na pandemia

Avaliação: tudo sobre o Chevrolet Onix Plus

Diário da Cidade

Uber começa expansão de checagem de documentos de usuários no Brasil

Startup brasileira reúne três das maiores operadoras de transporte viário do Sul

Brasileiros aumentam procura por Diploma Americano; Veja dicas de como obter título via internet

Projeto INSPIRAR mobiliza doações para viabilizar a produção de Ventiladores Pulmonares e ajudar hospitais e instituições brasileiras no combate à Covid-19

Cirurgia endoscópica da coluna lombar e prótese discal da cervical passam a ter cobertura obrigatória de planos de saúde em 01 de abril

Banco Central libera oficialmente transferências bancárias pelo WhatsApp

Microcamp faz parceria com Microsoft para capacitar estudantes e profissionais na área de TI gratuitamente

Pandemia avança e negócios voltam a ser impactados

Descarbonização acelerada: Deutsche Post DHL Group anuncia metas baseadas em ciência e investe EUR 7 bilhões em logística neutra até 2030

Avon participa de debate no Potências Negras Summit sobre desigualdade racial nas empresas