Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Brusque ganhará da Alemanha estações para carregar bicicletas e carros elétricos

Brusque ganhará da Alemanha estações para carregar bicicletas e carros elétricos

Equipamentos parecidos com postes são capazes de coletar informações sobre clima. Cidade é a única das Américas escolhidas para o projeto.

Até o final do ano, Brusque, no Vale do Itajaí, vai receber três estações inteligentes da Alemanha como um estímulo para o desenvolvimento sustentável. Os equipamentos, parecidos com postes, são capazes de coletar informações sobre o clima, por exemplo. Brusque será a única cidade das Américas a ter essas estações inteligentes, como mostrou a RBS TV.

A Alemanha vai pagar pelo projeto. Nas estações, será possível carregar bicicletas e carros elétricos. Além disso, o equipamento é capaz de coletar informações sobre o controle de tráfego, temperatura e umidade do ar, que serão analisados por uma universidade parceira.

“Todos os projetos que a gente pensa aqui têm que beneficiar a comunidade. Então nós, participando desse projeto, estamos ajudando com as pesquisas desse projeto e também vamos ter resultados diretos para a nossa comunidade acadêmica interna e externa. Nós, além da implantação desses projetos, vamos chamar a comunidade, vamos convidar as pessoas para que venham aqui entender do que se tratam esses temas”, disse a assessora de relações internacionais da Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Ana Paula Bonatelli.

Investimento
Brusque é uma das 50 cidades escolhidas pelo governo alemão para a parceria. Eles querem investir em projetos focados no clima. A cidade terá até três anos para usar quase R$ 1 milhão em ações para o desenvolvimento urbano sustentável.

A contrapartida da prefeitura será de até 10%, que podem ser investidos com a limpeza dos locais e a capacitação dos servidores. As três estações inteligentes virão prontas da Alemanha.

Iluminação por LED
O projeto ainda prevê a troca da iluminação pública por LED. Por enquanto, as novas lâmpadas serão instaladas só em alguns pontos, como praças, mas a ideia é que em 2018 elas estejam iluminando parte das ruas da cidade.

“Isso já dá uma eficiência de 70%, ou seja, já reduz o consumo em 70%. Mas também a gente vai ter um monitoramento, ou seja, uma instalação que vai controlar essas iluminações. Isso pode reduzir ainda mais 15%. Vai aumentar e diminuir a intensidade da iluminação conforme o uso. Então, se tiver pessoas ou carros passando, aumenta-se a intensidade. Quando não tem, diminui-se”, explicou o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger.

De acordo com o superintendente da Fundema, a ação faz parte do projeto “50 parcerias para o clima”, do governo alemão. Foram escolhidos 50 municípios na África, América Latina e Ásia para receber a iniciativa. Cada distrito da Alemanha pôde optar por uma cidade.

Segundo o superintendente, desde 2011 Brusque possui um acordo de irmandade com o distrito de Karlsruhe, o que permitiu o intercâmbio de estudantes entre esses dois locais. Karlsruhe escolheu o município do Vale do Itajaí no projeto.

 

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH