Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Busca por emprego ganhou força no segundo semestre de 2020

Segundo informações do BNE, houve aumento de 11% na procura por vagas no período

O segundo semestre de 2020 teve 741.960 candidatos que cadastraram currículos no Banco Nacional de Empregos – BNE, número 11% maior do que o do mesmo período de 2019, quando 665.396 pessoas se registraram. No levantamento total do ano, 2020 ficou abaixo de 2019: 1.482.787 contra 1.532.843 currículos cadastrados, uma queda de 4%.

Apesar de a pandemia ter afetado diretamente o mercado de trabalho, havia a expectativa de aumento da procura por empregos, avalia o CEO do BNE, Marcelo de Abreu. “Com aumento do desemprego, era ainda mais esperado o número de pessoas que cadastraram currículos nos sites”, diz. Estima-se que o Brasil tenha fechado 2020 com 14 milhões de desempregados, conforme dados do IBGE.

De acordo com Abreu, é natural que os últimos seis meses de 2020 tenham ampliado a movimentação de empregos, tanto por parte dos negócios quanto dos candidatos. “O segundo semestre marcou a reabertura do comércio e reaquecimento da economia, o que gerou mais confiança nas empresas em contratar e dos candidatos em achar emprego”, explica.

Parte da diminuição de 2020 frente a 2019 se deve aos meses de abril e maio, quando foram registrados os piores índices da história, com apenas 89.561 currículos em abril e 99.624 em maio. “Os dois meses marcaram o início da pandemia e comprometeram completamente quem estava desempregado. Eles não tiveram confiança em procurar oportunidades com as empresas de porta fechada”, analisa Marcelo.

Devido à pandemia, 2021 deve começar com menos força se comparado a 2020. Segundo o BNE, em janeiro costuma haver 77% de aumento da movimentação do mercado de trabalho. “Apesar desse cenário, setores essenciais em 2020 na retomada durante a pandemia continuarão fortes em 2021, caso das áreas de tecnologia, logística, construção civil e saúde”, explica Abreu.

Dicas para conquistar uma vaga

O currículo é fundamental para os candidatos que estão em busca de uma oportunidade. “O documento deve ter as informações atualizadas. Por incrível que pareça, as pessoas distribuem o documento ou cadastram com informações antigas, bem como e-mail e números de telefone de contato errado. Dessa forma, fica impossível o contratante contatar o candidato”, diz.

A objetividade é importante na construção deste documento. “Os currículos também devem ter informações objetivas e precisas, visto que os recrutadores não gastam muito tempo lendo currículos. O ideal é ser um currículo completo e objetivo”, explica Marcelo.

Além de manter dados atualizados, os candidatos devem se atentar para não cometer erros. “Erros de português são muito comuns, bem como os de digitação. É importante que o candidato revise muito bem a ortografia”, orienta. O BNE possui atualmente xx vagas disponíveis em todo o Brasil. Para se cadastrar, basta acessar https://www.bne.com.br e preencher o currículo.

BNE – Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o BNE é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias. Saiba mais em: https://www.bne.com.br/

Posts Relacionados

Applied Biology e Samel inauguram centro de pesquisa em Covid-19 no Amazonas

Construindo Letras: Projeto de alfabetização beneficia colaboradores de canteiros de obras

Diário da Cidade

Curso sobre Governança Corporativa aprimora profissionais do Terceiro Setor

Diário da Cidade

Sony confirma saída do mercado brasileiro em março de 2021; entenda

Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás

Cresce o número de acidentes envolvendo motociclistas

Diário da Cidade

Fluimucil®: medicamento da farmacêutica italiana Zambon pode ser adjuvante no tratamento e recuperação das complicações causadas pela COVID-19

Diário da Cidade

Eppendorf adota teletrabalho permanente para 85% dos colaboradores

Diário da Cidade

Biogen Brasil lança campanha “Se o simples complicar, investigue”

Diário da Cidade

BR Distribuidora e Lojas Americanas anunciam joint venture no segmento de conveniência

Diário da Cidade

O oligopólio dos ônibus e sua guerra de fake news

A Cultura do Cancelamento: autor alerta para o perigo dos rótulos na internet e o inconsciente coletivo

Especialistas apontam operadoras de celular com melhor custo-benefício no Sul

Franquia de casa de repouso é investimento aquecido pela pandemia e aumento da população de idosos

Diário da Cidade

Rip Curl confirma ‘Grom Search apresentado por Praia da Grama’

Diário da Cidade

54% dos brasileiros devem levar marmita para o trabalho, aponta pesquisa

Sustentabilidade da pecuária no Nordeste exige cercas eficientes e duráveis

STARTUP CURITIBANA INOVA E REALIZA O SONHO DE BRASILEIROS QUE DESEJAM VIAJAR PARA O EXTERIOR

Preço da gasolina sobe pela quarta vez somente neste ano

Construindo Letras: Projeto de alfabetização beneficia colaboradores de canteiros de obras

%d blogueiros gostam disto: