Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Café especial chega a estabelecimentos tradicionais de Blumenau (SC)

Restaurantes como Aikau, Nonno Nico e Moinho do Vale, além da Bertha Confeitaria, levam aos clientes a qualidade dos grãos que seguem a terceira onda do café

Beber um cafezinho depois das refeições é um hábito para muitos brasileiros, assim como desfrutar a bebida enquanto saboreia doces. Em Blumenau (SC), alguns estabelecimentos tradicionais equipararam a qualidade dos seus cardápios com a escolha dos grãos e contam com produtos do Soul Cafés & Companhias, microtorrefação especializada. Os cafés especiais – ou integrantes da terceira onda do café – são bebidas que carregam uma preocupação com a qualidade superior às marcas comerciais desde o campo até o modo de preparo, passando pela torra.

Patrícia Gonçalves, sócia da microtorrefação, comenta que além do produto em si, estes estabelecimentos também passam por uma preparação com o time de especialistas para que o preparo extraia o máximo da qualidade da bebida. “A beleza do café especial está no cuidado com todas as etapas. Entendemos que os nossos clientes fazem a última interface dessa cadeia, apresentando para o consumidor todo esse investimento de tempo, conhecimento e técnica”, comenta. “Por isso, capacitamos as pessoas que preparam o café e apoiamos a construção do cardápio junto com esses parceiros.

Entre os restaurantes que já aderiram ao café especial na cidade estão os restaurantes Aikau Poke e Nonno Nico. Lucas Martins, sócio no Nonno Nico, comenta que oferecer a experiência final da refeição compatível com o menu e com a carta de vinhos, por exemplo, motivou a chegada da marca aos cafés especiais. “Optamos por eles pela qualidade que o café traz ao final da experiência, que termina com a mesma qualidade de todas as etapas anteriores”, conta. “Nossos clientes saem satisfeitíssimos não só pelo produto, mas pela forma como servimos”, acrescenta. Drinks com cold brew do Soul Cafés & Companhias também integram a carta de bebidas.

Outro ponto tradicional de Blumenau que disponibiliza café especial para os seus clientes é o Moinho do Vale. Localizado próximo à Prainha, com vista para a curva do Rio Itajaí-Açu, o restaurante completa 50 anos em 2021. Segundo o administrador Leandro Caramori, o público deseja novidades. Isso motivou a aproximação da casa com os cafés especiais. “Assim como aconteceu com a cerveja artesanal ou com os vinhos de qualidade, o café está conquistando o paladar dos consumidores. O ato de encerrar a refeição com uma xícara já não é mais corriqueiro e, sim, parte da experiência gastronômica”, afirma.

Para aqueles que apreciam ainda mais o sabor, uma carta de drinks foi elaborada pelo bartender da casa em parceria com o Soul Cafés & Companhias.

Confeitaria eleva qualidade do café

A Bertha Confeitaria, por exemplo, tem 21 anos de história e há dois anos serve os cafés especiais do Soul. “Em 2019, com a reforma física da empresa, entendemos que o momento era de melhorar também a experiência com o café. Foi aí que conhecemos o Soul Cafés & Companhias e foi sinergia à primeira vista”, comenta Bertha Lauschner. Foi aí que a transição aconteceu: desde do grão utilizado no café expresso até a introdução de novos métodos de preparo como prensa francesa e cold brew. “Nossos clientes adoraram. Os elogios seguem até hoje”, completa.

A sinergia foi tanta que até uma cuca de café já foi lançada. “O Dia Internacional do Café daquele ano foi no mesmo período que o Blumenkuchen, festival de cucas da cidade. Aliamos as duas coisas e criamos esse sabor, em princípio, apenas para aquela semana. O público gostou tanto que agora a cuca de café está disponível o ano todo, de quinta a sábado”, finaliza.

Patrícia finaliza usando uma máxima da gastronomia: “o paladar não retrocede. Depois que descobre o café especial e passa a identificar as suas qualidades, o consumidor muda sua relação com ela. Ficamos felizes em ter estabelecimentos tradicionais da região que entendem a importância de alinhar a qualidade dos seus menus com o que oferecer nas xícaras dos consumidores”.

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados