Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Rio do Sul sedia Seminário Regional da Fosfoetanolamina

Evento é aberto e gratuito. Além de palestrante, um advogado vai tirar dúvidas do procedimento para conseguir o composto conhecido como a “Pílula do Câncer”

No dia 4 de maio acontece em Rio do Sul o Seminário Regional Fosfoetanolamina, às 14 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, na Rua Ana Nery, no Bairro Santana.

O evento é aberto ao público e vai contar com a presença de Carlos Kennedy, de Pomerode, químico prático que produzia a substância e que já relatou inúmeros casos de cura do câncer na região de Blumenau.

A Fosfoetanolamina é uma substância usada no tratamento do câncer, que vem sendo pesquisada há mais de 20 anos por cientistas da USP de São Carlos (SP). No entanto, existe a denúncia de que há um grande lobby das indústrias farmacêuticas contra a distribuição dessa substância pelo SUS e que o setor não preconiza a cura, mas a cronicidade das doenças, para poder continuar lucrando com as doenças.

Carlos explica que não há contraindicação, e que a Fosfoetanolamina é encontrada no organismo humano e de outros mamíferos. “É uma substância que imita um composto presente no organismo, que identifica as células cancerosas e permite que o sistema imunológico as reconheça e as remova”, afirma. A matéria prima é abundante na natureza e o custo de tratamento é baixo. Os cientistas da USP, responsáveis pela pesquisa, querem a distribuição gratuita pelo SUS.

Lei foi sancionada pela Presidência da República

No dia 13 de abril a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.269 que libera a Fosfoetanolamina mediante comprovação da doença e de assinatura de termo de responsabilidade por parte do paciente. Mas a indústria e até associação médica vem questionando a Lei. O STF indeferiu ação da Associação Brasileira de Médicos (ABM), que se posiciona contra o composto, por ainda não ter o registro da Anvisa.

A lei autoriza o uso da substância fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna, ficando claro que os pacientes que optarem por usar a pílula deverão apresentar laudo médico comprovando o diagnóstico de tumor maligno, assim como um termo de consentimento e responsabilidade assinado pelo próprio enfermo ou por um representante legal. Mas ainda há muita dúvida e polêmica acerca da Fosfoetanolamina.

Diante de toda a polêmica que envolve a pesquisa, com inúmeros relatos de cura do câncer, o lobby da indústria e a burocracia da Anvisa, um grupo de entidades de Rio do Sul resolveu promover este seminário regional, como forma de pressão popular para que o composto chegue o mais rápido possível a quem precisa, porque quem tem câncer não pode esperar.

Os organizadores do evento são os sindicatos dos servidores municipais (SINSPURS), dos trabalhadores têxteis (SITITEV), dos metalúrgicos (STIMMMERS) e a Cáritas Diocesana de Rio do Sul, com apoio da Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Itajaí (Cooperfavi), da RBA TV, da Rádio Difusora e do Jornal O Riossulense.

As entidades organizadoras esperam a participação dos prefeitos do Alto Vale do Itajaí, dos secretários de Saúde e de quem atua na área da saúde. Mas o evento é aberto a todos e gratuito.

OUTRAS INFORMAÇÕES: (47) 3521-0280, com Marilene Espíndola, no SINSPURS, ou (47) 3521-2526, com Zeli da Silva, no SITITEV.

Convite Fosfo

Posts Relacionados

De Vw Voyage a imóveis no litoral: veja os bens dos candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú.

Diário da Cidade

Agência Nacional de Águas inclui Santa Catarina no projeto Monitor de Secas

História em quadrinhos valoriza cultura italiana do sul do Brasil

Prazo para inscrições no Programa de Pesquisa Universal termina dia 23 de setembro

Recicla Xanxerê coleta mais de 6 toneladas de produtos

Setembro amarelo e o tabu com o tema

Projeto de Dário torna inafiançável crime relacionado a pedofilia

Novo protocolo sanitário define regras para retorno de esporte recreativo em SC

Alesc aceita segundo pedido de impeachment de governador e vice

Movimento MP Mulheres SC lamenta “prática de fazer graça com a violência doméstica”

Grupo Pereira dobra as doações do tradicional Troco Solidário

CartonDruck doa mais de 1,3 milhão de copos descartáveis de papel para hospitais de Santa Catarina

A EFICÁCIA DA GRATIDÃO pela psicóloga Sandra Morais

Lei institui Delegacia Virtual da Mulher em Santa Catarina

Diário da Cidade

Produtor artesanal catarinense vai expandir o mercado para todo o território nacional

Cuidados simples evitam a entrada de escorpiões em casa

Diário da Cidade

Governo do Estado entrega nova frota de ônibus escolares

Governo realiza chamada de 36 engenheiros para a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade

Santa Catarina passa a ter ligação aérea com Miami no transporte de cargas

Caixa credita hoje saque emergencial do FGTS para nascidos em junho

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: