Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Rio do Sul sedia Seminário Regional da Fosfoetanolamina

Evento é aberto e gratuito. Além de palestrante, um advogado vai tirar dúvidas do procedimento para conseguir o composto conhecido como a “Pílula do Câncer”

No dia 4 de maio acontece em Rio do Sul o Seminário Regional Fosfoetanolamina, às 14 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, na Rua Ana Nery, no Bairro Santana.

O evento é aberto ao público e vai contar com a presença de Carlos Kennedy, de Pomerode, químico prático que produzia a substância e que já relatou inúmeros casos de cura do câncer na região de Blumenau.

A Fosfoetanolamina é uma substância usada no tratamento do câncer, que vem sendo pesquisada há mais de 20 anos por cientistas da USP de São Carlos (SP). No entanto, existe a denúncia de que há um grande lobby das indústrias farmacêuticas contra a distribuição dessa substância pelo SUS e que o setor não preconiza a cura, mas a cronicidade das doenças, para poder continuar lucrando com as doenças.

Carlos explica que não há contraindicação, e que a Fosfoetanolamina é encontrada no organismo humano e de outros mamíferos. “É uma substância que imita um composto presente no organismo, que identifica as células cancerosas e permite que o sistema imunológico as reconheça e as remova”, afirma. A matéria prima é abundante na natureza e o custo de tratamento é baixo. Os cientistas da USP, responsáveis pela pesquisa, querem a distribuição gratuita pelo SUS.

Lei foi sancionada pela Presidência da República

No dia 13 de abril a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.269 que libera a Fosfoetanolamina mediante comprovação da doença e de assinatura de termo de responsabilidade por parte do paciente. Mas a indústria e até associação médica vem questionando a Lei. O STF indeferiu ação da Associação Brasileira de Médicos (ABM), que se posiciona contra o composto, por ainda não ter o registro da Anvisa.

A lei autoriza o uso da substância fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna, ficando claro que os pacientes que optarem por usar a pílula deverão apresentar laudo médico comprovando o diagnóstico de tumor maligno, assim como um termo de consentimento e responsabilidade assinado pelo próprio enfermo ou por um representante legal. Mas ainda há muita dúvida e polêmica acerca da Fosfoetanolamina.

Diante de toda a polêmica que envolve a pesquisa, com inúmeros relatos de cura do câncer, o lobby da indústria e a burocracia da Anvisa, um grupo de entidades de Rio do Sul resolveu promover este seminário regional, como forma de pressão popular para que o composto chegue o mais rápido possível a quem precisa, porque quem tem câncer não pode esperar.

Os organizadores do evento são os sindicatos dos servidores municipais (SINSPURS), dos trabalhadores têxteis (SITITEV), dos metalúrgicos (STIMMMERS) e a Cáritas Diocesana de Rio do Sul, com apoio da Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Itajaí (Cooperfavi), da RBA TV, da Rádio Difusora e do Jornal O Riossulense.

As entidades organizadoras esperam a participação dos prefeitos do Alto Vale do Itajaí, dos secretários de Saúde e de quem atua na área da saúde. Mas o evento é aberto a todos e gratuito.

OUTRAS INFORMAÇÕES: (47) 3521-0280, com Marilene Espíndola, no SINSPURS, ou (47) 3521-2526, com Zeli da Silva, no SITITEV.

Convite Fosfo

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)