Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Câmara de Balneário Camboriú fará compostagem de resíduos orgânicos

Câmara de Balneário Camboriú fará compostagem de resíduos orgânicos

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú está adotando, a partir desta semana, um novo padrão de descarte de resíduos, e, dentro de 15 dias, passará a fazer a compostagem do lixo orgânico gerado pelo órgão.

O Legislativo fazia o descarte segregado dos resíduos recicláveis e do lixo comum, e agora passou a adotar a separação em resíduos recicláveis, não recicláveis e orgânicos. Serão descartados separadamente, ainda, os restos de construção (provenientes de reformas e obras) e os sujeitos à logística reversa (como lâmpadas, pilhas e cartuchos de impressora).

A comissão gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) na Câmara está fazendo a adequação das lixeiras ao novo padrão, e, nesta segunda-feira (29), realizou um treinamento com os funcionários da empresa terceirizada que trabalham na limpeza e nas copas, com a presença também do presidente da Casa, vereador Omar Tomalih (PSB).

“Passamos informações para que as funcionárias da limpeza saibam qual será o procedimento, como será feita a destinação e para que elas possam fazer a quantificação dos resíduos gerados. Elas passarão a fazer a coleta dos resíduos já separados, porque os servidores serão orientados ao descarte de forma separada, e quantificarão os resíduos, para que possamos monitorar esse fator dentro da A3P”, explica a coordenadora da comissão gestora, Kelli Cristina Dacol.

Destinação dos resíduos e compostagem

A coleta dos resíduos recicláveis e não recicláveis é feita pela empresa Ambiental, e vale destacar que não é feita a segregação dos diferentes tipos de materiais recicláveis (como papel, plástico, vidro e metal) no momento da coleta, e sim em um momento posterior, e por isso a Câmara também não fará o descarte separado de cada tipo de material, e sim dos materiais recicláveis como um todo.

Como ainda não há uma destinação apropriada para os resíduos orgânicos no município, o Legislativo fará a compostagem na própria sede, com a colocação de uma composteira na garagem. Após a compostagem, o material resultante será enviado ao horto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para ser utilizado como adubo.

A composteira será implantada dentro dos próximos 15 dias, período no qual será feita a quantificação dos resíduos orgânicos gerados, para que se possa determinar o tamanho do contentor necessário.

O novo padrão de descarte de resíduos será regulamentado por um ato administrativo da Câmara após as primeiras semanas de adaptação.

“A adoção do novo padrão e da compostagem são parte do trabalho que a Câmara vem realizando com o objetivo de aumentar a eficiência da atividade pública ao mesmo tempo em que promove a preservação ambiental”, destaca o presidente Omar Tomalih.

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana