Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Câmara de Camboriú realiza fórum para debater o enfrentamento à violência contra a mulher

A psicóloga Marina Corbetta e a delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila farão as palestras da noite. Fórum é organizado sob o comando das vereadoras Jane Stefenn, Inalda do Carmo e Marcia Freitag

O tema “enfrentamento à violência contra a mulher” dará norte as discussões do III Fórum das Mulheres, que será realizado pela Câmara de Vereadores de Camboriú no dia 9 de outubro (quarta-feira). A psicóloga Marina Corbetta Benedet, doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falará sobre aspectos psicossociais e rede de apoio. O evento é gratuito, com início a partir das 18h30min, e toda a comunidade está convidada a participar.

Sob a coordenação dos gabinetes das vereadoras Jane Stefenn (REDE), Inalda do Carmo Bednarski (DEM) e Marcia Regina Oliveira Freitag (PSDB), a 3ª edição do fórum também terá uma palestra sobre sinais da violência, compreensão do silêncio das vítimas e procedimentos a se adotar na procura por ajuda. A fala será feita pela delegada Patrícia Maria Zimmermann D’Ávila, responsável pelas Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, Mulher e ao Idoso (DPCAMI) do Estado.

“A Câmara de Vereadores é representante legítima da comunidade, é onde se desenvolvem políticas públicas com foco no interesse da população. Toda vez que você traz a experiência, você coloca a pessoa na condição de igualdade. Por isso este evento é tão significativo. O Fórum das Mulheres dará condição para que as mulheres se empoderem e busquem alternativas para se desvencilhar de casos de violência”, compartilha a vereadora Márcia Freitag.

As cantoras Julia Meschke e Suelen Laurenço, acompanhadas do músico Felipe Ponte, ficarão responsáveis pela abertura do evento. Eles apresentarão covers de Elba Ramalho, Marisa Monte, Melim e Rita Lee. O evento ainda contará com apresentações de dança das alunas Colégio Recriarte. Duas peças teatrais irão retratar cenas de violência contra a mulher baseadas em casos reais. Uma delas foi produzida pela atriz Ieda Maria e terá a participação de vereadores de Camboriú e assessores da Câmara.

“Por meio da encenação conseguiremos chamar a atenção da comunidade, principalmente para violências sofridas pelas mulheres e que, muitas vezes, passam despercebidas por conta da sociedade em que estamos inseridas. Além disso, a peça de teatro poderá servir como ápice de coragem para quem precisa de ajuda e uma forma de sensibilizar os participantes sobre essa dor”, declara a vereadora Jane Stefenn, que estimulou a produção.

Procuradoria da Mulher – As vereadoras de Camboriú apresentarão a Procuradoria Especial da Mulher, instituída no final de junho, durante o III Fórum das Mulheres. O setor visa proteger os direitos das mulheres e acolher as demandas sociais referentes à violência e discriminação. Desde a criação, apenas dois atendimentos foram realizados.

“Muitas mulheres têm medo de denunciar, da repreensão ou até se sentem desconfortáveis com o ambiente de uma delegacia. A Procuradoria Especial é um ambiente mais leve e Camboriú precisa saber da importância desse espaço para o empoderamento das moradoras”, analisa a vereadora Inalda do Carmo, que assumiu a função de procuradora especial no município.

Confira a programação completa:

18h30min – Apresentação musical

19 horas – Abertura oficial

19h10min – Palestra com a psicóloga Marina Corbetta Benedet

19h40min – Apresentação teatral

20 horas – Apresentação de dança com Colégio Recriarte

20h10min – Palestra com a delegada Patrícia Maria Zimmermann D’Ávila

20h40min – Apresentação teatral com a equipe da Câmara de Vereadores

21 horas – Encerramento e café colonial

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição