Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprova a criação do Conselho Municipal de Relações Internacionais e Federativas

Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprova a criação do Conselho Municipal de Relações Internacionais e Federativas

Foi aprovado na Câmara de Vereadores o projeto de lei do Vereador André Meirinho que cria o Conselho Municipal de Relações Internacionais e Federativas – CMRIF no âmbito do Município de Balneário Camboriú.

O conselho tem como principal atribuição o apoio técnico aos órgãos do município, através de assessoria direta, no relacionamento com entidades governamentais e não governamentais internas e externas, mais especificamente na cooperação com a União, Estados, Municípios, bem como entes e organizações de outros países.

“Seu objetivo é contribuir para Balneário Camboriú ter uma atuação estratégica nestes relacionamentos, por exemplo, através de parcerias da região metropolitana da Foz do Rio Itajaí, em consórcios e redes de cidades, tanto do Brasil como do exterior. Assim, o poder público municipal abrirá e terá portas abertas para a troca de experiências, com acesso a boas práticas de gestão e a modelos de políticas públicas efetivas para o desenvolvimento sustentável do município” ressalta Meirinho.

“As contribuições das cooperações técnicas poderão ocorrer nas mais diversas áreas, como na captação de recursos, promoção econômica, transferência de tecnologia, projeção da marca da cidade, projeção da vocação turística, entre tantas outras”.

Há uma grande tendência e necessidade dos municípios atuarem com parcerias nacionais e internacionais. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios – CNM, mais de 30 municípios do país já possuem estrutura da área internacional, sendo que em parte deles a área internacional está em conjunto com a federativa, utilizado como referência as áreas internacionais de Prefeituras de São Paulo, Jundiaí, Guarulhos, do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais – FONARI, entre outros.

O Conselho, que não terá custos para o município, será composto por 9 membros titulares e seus respectivos suplentes, compreendendo representantes do Poder Executivo, Escritório de Relações Internacionais (ERI) e Curso de Relações Internacionais da UNIVALI, Curso de Administração Pública da UDESC, setor de Comércio e/ou Indústria de Balneário Camboriú e promotoras do turismo e eventos ou entidades sindicais.

O projeto de lei aguarda a sanção do governo municipal.

Acesse o projeto na íntegra: clique aqui
Assista a matéria da TV Câmara BC: veja aqui

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH