Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Câmara de Vereadores de Itajaí abre espaço para movimento separatista e causa polêmica

“É importante ressaltar que a participação dos cidadãos neste Movimento de conscientização plebiscitária é importante pois em 2 de outubro deste ano, todos os eleitores da região Sul do Brasil irão as urnas para votar Sim, ou Não, pela independência do Sul”

 

A decisão da Câmara de Vereadores de Itajaí de abrir as portas do plenário para uma palestra do movimento O Sul é Meu País, esta semana, está provocando polêmica nos bastidores do Legislativo. A linha que divide o direito à livre expressão na chamada Casa do Povo e a apologia a um movimento separatista parece ser tênue – e tem dividido opiniões.

Muita gente usou as redes sociais nos últimos dias para defender que, por se tratar de um movimento que pretende separar o Brasil, a reunião afronta a Constituição e pode render crime de responsabilidade para a mesa diretora do Legislativo. Inclusive o advogado Luiz Fernando Ozawa, conselheiro estadual da OAB.

O presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Pissetti (PSB), chegou a emitir um parecer em que afirma que a abertura para o encontro atende à lei que garante liberdade de manifestação a grupos que não atentam contra a vida pública e não incitam a violência. O parecer afirma, ainda, que reivindicar emancipação é um direito garantido internacionalmente.

Presidente da OAB em Itajaí, o advogado Murilo Zipperer reconhece que a a discussão é controversa. Até ontem a entidade não havia sido provocada a se manifestar a respeito – mas, se isso ocorrer, ele prefere não decidir sozinho: vai levar o caso à discussão de diretoria ou de conselho.

O fato é que, com a política em ebulição, talvez o momento não seja o mais propício para a palestra. E Itajaí não é a única: Pouso Redondo e Schroeder também tiveram suas palestras recentemente. A última, também na Câmara de Vereadores.

 

“É importante ressaltar que a participação dos cidadãos neste Movimento de conscientização plebiscitária é importante pois em 2 de outubro deste ano, todos os eleitores da região Sul do Brasil irão as urnas para votar Sim, ou Não, pela independência do Sul”

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)