Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Camboriú registra 232 focos do Aedes Aegypti

Camboriú registra 232 focos do Aedes Aegypti

A equipe do Programa de Combate à Dengue identificou 232 focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre Chikungunya e do Zika Vírus, em Camboriú, desde o início de janeiro. Os bairros Taboleiro e Monte Alegre possuem maior concentração e são considerados infestados, com 93 e 69 casos, respectivamente. Centro, Lídia Duarte e Areias configuram como regiões com mais situações positivadas logo em seguida.

Maurício Costa, coordenador do programa no município, comenta que quase todo o total de casos contempla estabelecimentos comerciais. “Cerca de 90% dos focos é identificado por meio das armadilhas e, normalmente, elas são instaladas em áreas de comércio. Atualmente, Camboriú tem 183 armadilhas e visitadas semanalmente pelos agentes de endemia”, pontua.
O Programa de Combate à Dengue de Camboriú visita também, quinzenalmente, 55 pontos estratégicos que vão desde pátios e cemitérios até depósitos de lixo e borracharias. Para evitar a proliferação de focos do mosquito, é aconselhado que camboriuenses evitem o acúmulo de água parada. “Dentre as indicações estão conservar potes, latas e garrafas secos e de cabeça para baixo, regularizar calhas sem queda ou limpá-las constantemente, não plantar bromélias em jardins, não utilizar pratinhos em plantas e descartar pneus adequadamente no Ecoponto”, ressalta Maurício.
Apesar do amplo trabalho realizado pela equipe do Programa de Combate à Dengue, Camboriú, assim como outras cidades catarinenses, está tendo um aumento no número de focos – no ano passado, foram 92 identificados no mesmo período. Por isso, Maurício reforça a necessidade de que toda a população se mobilize no combate ao mosquito. “A indicação é que uma vez por semana, por 10 minutos, o morador verifique locais que podem estar com água parada e limpa. São 10 minutos de cada um e será uma grande diferença para toda a cidade”, defende Maurício.
Moradores interessados em realizar denúncias ou sanar dúvidas a respeito de focos do mosquitos podem entrar em contato com o Programa pelo telefone (47) 3365-9400 ou na página oficial Dengue Camboriú, no Facebook.
Bairros e números de focos: 
• Taboleiro: 93
• Monte Alegre: 69
• Centro: 33
• Lídia Duarte: 16
• São Francisco de Assis: 8
• Areias: 7
• Rio Pequeno: 4
• Cedro: 1
• Santa Regina: 1

 

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina