Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Camerite inicia instalação de 200 câmeras de videomonitoramento em Balneário Camboriú

Reforçando a importância de uma atuação preventiva a fim de aumentar a segurança na sociedade, a Camerite, plataforma de soluções de videomonitoramento com câmeras de vigilância integradas e armazenamento 100% em nuvem, acaba de instalar 50 câmeras na região central e demais bairros de Balneário Camboriú. A meta é a instalação de 200 equipamentos no município até o fim do mês de setembro.

Logo depois, o objetivo da Camerite é firmar parceria com a Prefeitura e, com isso, adicionar Inteligência Artificial na malha de câmeras já existente na cidade. No momento, moradores e comerciantes de Balneário Camboriú estão apoiando o #EuColaboro, projeto de monitoramento colaborativo da startup.

Com o projeto #EuColaboro, moradores e comerciantes compartilham as imagens de um único sistema de câmeras de monitoramento. Um usuário fica responsável por disponibilizar o sinal de Internet da sua residência e a Camerite instala e posiciona as câmeras, de modo que se tenha uma visão estratégica das ruas. Então, logins e senhas são distribuídos para que todos tenham acesso às imagens ao vivo, 24 horas por dia. Por um computador ou pelo aplicativo Camerite, é possível avançar ou retroceder as imagens de até sete dias, fazer download de gravações, enviar ou receber notificações de situações suspeitas, além de trocar informações com os vizinhos, via chat de mensagens.

Palotina, no Paraná, é um dos exemplos de cidades monitoradas pela Camerite no modelo governamental. Com uma câmera de vigilância para cada 59 habitantes, se tornou um dos municípios mais monitorados da América Latina e viu a criminalidade local reduzir em cerca de 80%, segundo dados da Polícia Militar. Com pouco mais de 32 mil habitantes, Palotina teve 21 roubos e cinco apreensões de tráfico entre os meses de janeiro e abril de 2019. Em 2020, no mesmo período, o número de roubos caiu para quatro e as apreensões relacionadas com o tráfico subiram para dez, o que significa uma redução de 81% nos roubos e um aumento em apreensões do tráfico de 100%.

No modelo governamental, a startup oferece às Prefeituras pacotes de serviço que incluem instalação, manutenção de câmeras de segurança e armazenamento das imagens 100% em nuvem. O acesso ao conteúdo é feito pelos órgãos de segurança pública da região, também por computador ou pelo aplicativo Camerite.

Cristian Aquino, fundador e CEO da Camerite, explica que esses resultados são decorrentes da quebra do paradigma do melhor local para o melhor global. No melhor local, o cidadão protege sua casa com cercas elétricas, alarmes e sistemas de CFTV fechados. No entanto, assim que o criminoso deixa a residência, o morador acaba não conseguindo solucionar o caso. No melhor global, as ruas são monitoradas e, com isso, ao analisar as imagens, é possível saber a rota de fuga do indivíduo, o que facilita a solução do crime.

Atualmente, a Camerite é a maior plataforma de videomonitoramento online da América Latina, com mais de 300 mil usuários e mais de 600 cidades monitoradas.

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência