Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Camerite inicia instalação de 200 câmeras de videomonitoramento em Balneário Camboriú

Reforçando a importância de uma atuação preventiva a fim de aumentar a segurança na sociedade, a Camerite, plataforma de soluções de videomonitoramento com câmeras de vigilância integradas e armazenamento 100% em nuvem, acaba de instalar 50 câmeras na região central e demais bairros de Balneário Camboriú. A meta é a instalação de 200 equipamentos no município até o fim do mês de setembro.

Logo depois, o objetivo da Camerite é firmar parceria com a Prefeitura e, com isso, adicionar Inteligência Artificial na malha de câmeras já existente na cidade. No momento, moradores e comerciantes de Balneário Camboriú estão apoiando o #EuColaboro, projeto de monitoramento colaborativo da startup.

Com o projeto #EuColaboro, moradores e comerciantes compartilham as imagens de um único sistema de câmeras de monitoramento. Um usuário fica responsável por disponibilizar o sinal de Internet da sua residência e a Camerite instala e posiciona as câmeras, de modo que se tenha uma visão estratégica das ruas. Então, logins e senhas são distribuídos para que todos tenham acesso às imagens ao vivo, 24 horas por dia. Por um computador ou pelo aplicativo Camerite, é possível avançar ou retroceder as imagens de até sete dias, fazer download de gravações, enviar ou receber notificações de situações suspeitas, além de trocar informações com os vizinhos, via chat de mensagens.

Palotina, no Paraná, é um dos exemplos de cidades monitoradas pela Camerite no modelo governamental. Com uma câmera de vigilância para cada 59 habitantes, se tornou um dos municípios mais monitorados da América Latina e viu a criminalidade local reduzir em cerca de 80%, segundo dados da Polícia Militar. Com pouco mais de 32 mil habitantes, Palotina teve 21 roubos e cinco apreensões de tráfico entre os meses de janeiro e abril de 2019. Em 2020, no mesmo período, o número de roubos caiu para quatro e as apreensões relacionadas com o tráfico subiram para dez, o que significa uma redução de 81% nos roubos e um aumento em apreensões do tráfico de 100%.

No modelo governamental, a startup oferece às Prefeituras pacotes de serviço que incluem instalação, manutenção de câmeras de segurança e armazenamento das imagens 100% em nuvem. O acesso ao conteúdo é feito pelos órgãos de segurança pública da região, também por computador ou pelo aplicativo Camerite.

Cristian Aquino, fundador e CEO da Camerite, explica que esses resultados são decorrentes da quebra do paradigma do melhor local para o melhor global. No melhor local, o cidadão protege sua casa com cercas elétricas, alarmes e sistemas de CFTV fechados. No entanto, assim que o criminoso deixa a residência, o morador acaba não conseguindo solucionar o caso. No melhor global, as ruas são monitoradas e, com isso, ao analisar as imagens, é possível saber a rota de fuga do indivíduo, o que facilita a solução do crime.

Atualmente, a Camerite é a maior plataforma de videomonitoramento online da América Latina, com mais de 300 mil usuários e mais de 600 cidades monitoradas.

Posts Relacionados

No Dia Mundial da Limpeza, neste sábado (18), Fort Atacadista patrocina mutirão de limpeza em Balneário Camboriú

Fort Atacadista sorteia 22 carros 0km neste sábado (18)

Ri Happy oferece vagas de empregos temporárias em Balneário Camboriú

Camboriú fará parte do roteiro de observação de aves da Costa Verde e Mar

BC amplia para 83+ o reforço da vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira

BC amplia para 15+ a vacinação contra Covid-19 em adolescentes nesta quinta-feira

Professoras da Rede Municipal lançam livro sobre experiências na alfabetização

Atletismo de Balneário Camboriú recebe homenagem por desempenho internacional

Diminuição de casos graves de Covid-19 permite redução de leitos de UTI

Educação de Balneário Camboriú divulga 31° Chamada do Fila Única

Censo Populacional dos Animais termina dia 27 de setembro

Handebol de Balneário Camboriú vence Etapa Sul da Liga Nacional Cadete

Estão proibidos novos empreendimentos que façam sombra na Praia Brava, em Itajaí (SC)

Campanha da FEMAMA convoca população a aumentar possibilidades de tratamento de câncer de mama no SUS

Ansiedade atinge 9,3% da população brasileira e traz prejuízos também para crianças e adolescentes

Próteses auditivas discretas e tecnológicas ajudam a derrubar o preconceito contra a surdez

Médico Perito explica detalhes sobre a aposentadoria por invalidez

Conscientização e fiscalização: palavras-chave para diminuir a mortalidade de animais marinhos

Loja da Águas de Camboriú tem novo horário de atendimento ao público

Prefeitura de Camboriú abre inscrições para contratação temporária de operário braçal