Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Campanha de vacinação gratuita para trabalhadores portuários encerra amanhã (03)

Campanha de vacinação gratuita para trabalhadores portuários encerra amanhã (03)

O Porto de Itajaí, através de sua Superintendência, e em parceria com a ANVISA Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, estará disponibilizando até amanhã, 03 de abril, diversas vacinas para a classe portuária de Itajaí.

Toda a ação vem com extrema importância devido aos recentes fatos que aconteceram em Santa Catarina, onde registrou sua primeira morte por Febre Amarela no dia 12 de março, em Joinville – região norte de Santa Catarina.

De acordo com a Farmacêutica Kamille Maynardes Simas – que atende na Superintendência do Porto de Itajaí pela Gerência de Meio Ambiente, a iniciativa da vacinação através do foi formalizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), “A campanha foi deflagrada pela ANVISA, decorrente aos casos confirmados de Sarampo em um navio de Cruzeiro Marítimo que esteve atracado na praia central de Balneário Camboriú (SC), e depois a constatação de  um óbito de Febre Amarela no Estado, em Joinville. Sendo assim, o órgão emitiu uma campanha de vacinação para Portos, Aeroportos e fronteiras aqui de Santa Catarina, no caso, em parceria com o Porto de Itajaí e Secretaria Municipal de Saúde, pois são áreas de risco de exposição e que merecem muito cuidado aliados à vigilância”, comenta Kamille.

De acordo com informações da Gerência de Meio Ambiente, até às 17 horas desta terça-feira, 160 pessoas foram vacinadas. Todas as doses estão sendo distribuídas para os trabalhadores portuários, ou seja, agentes, servidores das unidades da superintendência (Autoridade Portuária), Guarda Portuária, caminhoneiros/transportadores, despachantes, funcionários da OGMO, SPI, APM Terminals, servidores terceirizados da superintendência (Minister), entre outros profissionais de órgãos intervenientes que atuam no Complexo Portuário de Itajaí.

Além da proteção, a campanha procura trazer maior conhecimento e importância sobre as doenças graves causadas por vírus e contaminações. A conscientização para as vacinas é de extrema importância para a comunidade, onde somente no ano de 2018 no Brasil a febre amarela somou 483 óbitos.

A ação está sendo realizada desde segunda-feira, 01, no Ambulatório CTPI e encerra amanhã entre 13h e 18h. Cerca de 1500 vacinas estão disponíveis para os cadastrados previamente pelo telefone (47) 3341-8065. Importante ressaltar que todas as vacinas estão sendo distribuídas “gratuitamente”. Se caso a pessoa não tiver a carteirinha de vacinação ou não lembrar se foi imunizado, o mesmo está orientado a fazer a vacinação novamente.

 

“Umas das maiores preocupações dos profissionais envolvidos nesta campanha está em relação a importância de se manter em dia com o calendário pessoal de vacinação. Para os trabalhadores do setor portuário que constantemente tem contato com o público externo, ou seja, que são oriundos de outros países ou até mesmo de outras regiões do país, todo o cuidado é pouco pois este contato poderá resultar em transmissão de doenças, o que pode ser facilmente evitado através da vacinação”, lembra Médelin Pitrez dos Santos – Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.

Contraindicações de vacina:

Histórico de reação anafilática a ovo de galinha e seus derivados;

Apenas com Prescrição Médica:

Gestantes;

Mulheres amamentando crianças menores de 06 meses;

Pessoas acima de 60 anos;

Imunodepressão induzida por doenças como câncer, AIDS, infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade, ou por tratamento com drogas imunossupressoras e radioterapia;

Indivíduos com doenças autoimunes ou com doença neurológica desmielinizante;

Pacientes transplantados de células tronco (medula óssea).

Posts Relacionados

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril