Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Campanha “Jeito catarinense, o jeito certo de fazer as coisas” é lançada em Chapecó

Campanha “Jeito catarinense, o jeito certo de fazer as coisas” é lançada em Chapecó

Iniciativa da ACAERT com apoio do Governo de Santa Catarina alcançará 120 estudantes em todo o Estado.

 “Estamos muito gratos e felizes em ser o primeiro município catarinense a receber uma política pública inspirada em um País que é nosso coirmão: a Colômbia. Essa campanha é magnifica e, sem dúvidas, trará para as escolas a cultura da gentileza e das boas maneiras. É uma corrente do bem”, destacou o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, durante o lançamento da campanha “Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas”, nesta terça-feira (24), na Escola de Educação Básica Marechal Bormann, em Chapecó.

A campanha é uma iniciativa da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) com apoio do Governo do Estado e apoio institucional da Fecomércio/SC e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). O objetivo, conforme explicou o presidente da ACAERT Marcello Corrêa Petrelli, é mobilizar a população a aderir atitudes que proporcionem o bem-estar coletivo, estimulando ações positivas e desencorajando as negativas. “Cento e vinte mil alunos, de 8 a 12 anos, de 892 escolas da Rede Estadual de Ensino receberão cartilhas e cartões para traduzir o jeito catarinense de fazer as coisas certas”, explicou.

O lançamento contou com a presença do governador de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, além de outras autoridades da educação catarinense.

A campanha é inédita no Brasil e mostra o diferencial de Santa Catarina para todo o País. Petrelli reforçou que a radiodifusão faz o papel de mostrar, divulgar e promover as boas atitudes em todo o Estado. Conforme explanou, é de fundamental importância que cada pessoa entenda a sua parcela de contribuição perante à sociedade e tenha a consciência de agir de maneira correta em diferentes situações do dia a dia.

 EXERCENDO A CIDADANIA

“Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas” passa a circular nas escolas estaduais de Santa Catarina com 10 mil cartilhas com conteúdo analisado e aprovado por pedagogos e educadores. A iniciativa surgiu a partir de um exemplo que deu certo na cidade de Bogotá, na Colômbia, quando em meados de 1990 o município era visto como o mais criminalizado do mundo. Após uma campanha semelhante tornou-se hoje referência em cidadania para todo o mundo.

A cartilha traz dicas sobre o jeito certo de cuidar da saúde, tratar as pessoas, a natureza e andar no trânsito, demonstrando em situações corriqueiras do cotidiano como proceder em cada situação. Com os cartões verdes e vermelhos, as crianças indicarão aos adultos a satisfação (verde) e a insatisfação (vermelho) com as ações do dia a dia.

            O gestor da escola Marechal Bormann, Edevilson Sacon, aprovou a ideia. “A campanha vem de acordo com ações que já são desenvolvidas na escola como a Conferência do Meio Ambiente e o Aluno Destaque, as quais incentivam o bom relacionamento dos estudantes com a sociedade. “Nosso papel é estimular as crianças para que se tornem adultos conscientes de suas responsabilidades e seu papel mediante a sociedade”, declarou.

            De acordo com o governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, esse é um momento importante para Santa Catarina. Observou que os bons exemplos oportunizam bons resultados. “O que queremos é estimular a cidadania nas escolas, esses bons exemplos são uma grande arrancada para mostrar que podemos fazer as coisas do jeito certo. A escola é a base para esses bons exemplos e serve como o alicerce na formação de nossas crianças que são o futuro de nosso País”.

            O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, destacou que a campanha desenvolverá na prática ações de cidadania e envolvimento comunitário que serão realizados com o espírito de cooperação e amor ao próximo. “É cuidando das pessoas que estamos cuidando do futuro que queremos. A cidadania é um dos principais tópicos pelo qual a educação tem para desenvolver os seus estudantes”, finalizou.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)