Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Campanha mobiliza comunidade para erradicação do câncer infantil

Sindicato mobiliza escolas na campanha de prevenção do câncer infantil

Campanha quer todos juntos pela cura do câncer infanto-juvenil. Faça parte dessa corrente! A mobilização é anunciada pelo presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina – SINEPE/SC – professor Marcelo Batista de Sousa, com o propósito de divulgar maciçamente na comunidade escolar informações e práticas preventivas da doença. A ação prevê trabalhos com alunos em sala de aula e a incorporação de conteúdos científicos nas disciplinas da área do conhecimento. “Setembro Dourado” é uma campanha realizada por voluntários para advertir a sociedade sobre a alta incidência do câncer em crianças e adolescentes e propagar informações para que seja erradicada. Um dos pontos fortes do movimento é orientar as pessoas para que fiquem atentas aos sintomas do câncer, pois quanto mais cedo diagnosticado, maiores são as possibilidades de cura.

DÓI NO CORAÇÃO

Criada e mantida por voluntários, a casa AVOS, construída com recursos do Instituto Ronald McDonald, misto de hotel e hospital para acolher até 40 crianças portadoras de câncer, é exemplo bem-sucedido da ação da comunidade. Localizada perto do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, é parte visível do trabalho quase anônimo de 80 voluntários e 35 profissionais dedicados diuturnamente a minimizar os efeitos da devastadora doença que acomete crianças de todas as idades. Aliás, quando se fala em crianças vítimas de câncer ainda há muito a ser feito. Apoiadores espontâneos e especialistas reunidos na Associação de Voluntário de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS), com o educador Marcelo Batista de Sousa, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de SC, preparam ações com vistas à divulgação de orientações preventivas da doença, que acomete a cada ano cerca de 12,5 mil pessoas no país. Além da falta de médicos pediatras especialistas, há muita desinformação, o que torna ainda reduzidos os percentuais de cura. Segundo a Confederação Nacional de Instituições de Apoio à Criança e Adolescente Com Câncer, os índices de recuperação no Brasil ainda estão abaixo de 50% dos casos, o mesmo que ocorre na Venezuela, por exemplo, diz Rilder Campos, presidente da Confederação.  As escolas particulares catarinenses vão divulgar maciçamente o “Setembro Dourado”, período da campanha preventiva.

COR DA MUDANÇA

Quem já ouviu falar em outubro rosa, novembro azul, setembro amarelo, mas e setembro dourado?  A criação das cores para cada mês do ano tem o objetivo de alertar sobre certas doenças e divulgar o esforço de diversas pessoas contra elas. Assim como todas as outras, a campanha surgiu para alertar sobre um grande desafio enfrentado pela nossa sociedade.

O “Setembro Dourado” quer chamar a atenção para o câncer infanto-juvenil e, principalmente, para a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances da cura. A ação liderada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC -, com apoio do SINEPE/SC,  e já conta com força  e engajamento da Rede de instituições parceiras da oncologia pediátrica que de norte a sul do país atuam para disseminar a causa e mobilizar a comunidade para urgência do tema.

Falar sobre câncer infanto-juvenil é, sobretudo, falar sobre tempo. O câncer nos mais novos, além de ser confundido com os sintomas de doenças mais comuns, desenvolve-se muito rapidamente. Isso ocorre porque o crescimento da criança estimula o crescimento do tumor. Logo, quanto antes diagnosticado, maiores as chances de cura.

Ao contrário do câncer em adultos, não podemos correlacionar sua ocorrência com fatores externos como atuantes diretos. Para as crianças essa relação não fica muito clara.  É por isso que o diagnóstico precoce é a melhor forma de conter os números alarmantes.

No Brasil, o câncer infanto-juvenil é primeira causa de morte por doenças na faixa etária de 0 a 19 anos. A cada hora, surge um novo caso da doença no Brasil E, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, infelizmente, os números de novos casos tende a aumentar nos próximos anos.

UM FIO DE ESPERANÇA

Há 30 anos as chances de cura eram de apenas 15%, hoje este índice pode alcançar até 80%, se diagnosticado precocemente e tratado adequadamente, no entanto, a média do Brasil ainda é 64%. Um fator que contribui muito com essa mudança é a capacidade de perceber os primeiros sinais da doença e iniciar o tratamento o quanto antes.

FOTO

Legenda:

De pé, a partir da esquerda, pedagoga Bernadete Berto (assessora executiva da AVOS), médica Denise Bosfield (especialista em oncologia, pediatra do Hospital Infantil Joana de Gusmão), médica Tatiana Costa (oncopediatra), professor Marcelo Batista de Sousa (presidente do SINEPE/SC), empresário Rilder Campos ( presidente da Coniacc – Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer), empreendedora Maria Gertrudes da Luz Gomes (presidente da AVOS).

Posts Relacionados

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia