Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Campanha “Rio Camboriú Sem Plástico” conscientiza estudantes para a importância da reciclagem

Campanha “Rio Camboriú Sem Plástico” conscientiza estudantes para a importância da reciclagem

Quase todo mundo sabe da importância de dar o destino correto para os resíduos plásticos, mas, na prática pouca gente adere ao hábito (sem falar nas áreas onde não há coleta seletiva de lixo). Em Camboriú, desde que a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fucam) e a Águas de Camboriú, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, lançaram a primeira edição da campanha “Rio Camboriú Sem Plástico”, uma intensa mobilização de estudantes tenta conscientizar a população sobre a importância de dar o correto destino aos resíduos plásticos.

 

A ação prevê arrecadar itens plásticos com a ajuda de alunos do 3º ano, professores e coordenadores das escolas de Camboriú por um período de 35 dias, com o objetivo de dar a destinação correta aos materiais. Cada turma de 3º ano é uma equipe, que terá de 20 de maio a 25 de junho para coletar os resíduos. O material deve ser entregue limpo nas escolas sob orientação do professor ou responsável pela turma, que fará a quantificação e validação dos itens. Os professores deverão fazer registros fotográficos e em vídeo. A turma que arrecadar mais itens plásticos será a campeã e terá direto a um dia no Parque Beto Carrero World.

 

De acordo com a diretora do Escola Artur Sichmann, Mari Inez Fontoni, a campanha despertou o interesse das crianças para o correto descarte do material plástico. Segundo a diretora, além das crianças, houve um envolvimento dos pais que estão ajudando os filhos na campanha. A opinião é compartilhada pela professora do 3º ano do educandário, Lousiana Catherine Pimenta. Conforme a professora, até o plástico do lanche que as crianças levam de casa eles estão recolhendo. “Limpam aqui mesmo na escola”, disse. Para ela, a campanha reforça o trabalho oral sobre meio ambiente realizado em sala de aula.

 

Quando há reciclagem, consequentemente há uma diminuição da quantidade de lixo e, portanto, uma redução dos problemas oriundos dele. No Colégio Visão Camboriú, por exemplo, a conscientização ambiental é parte do dia a dia das boas práticas ensinadas em sala de aula e a campanha veio reforçar o trabalho que já vem sendo desenvolvido com os alunos. A professora do 3º ano, Angélica Ferreira Estevam, explica que as crianças do terceiro foram impactadas com a campanha, mas todos os alunos da escola estão envolvidos e empenhados em recolher plásticos. No dia a dia, o assunto meio ambiente é divido em temas como o ciclo da água, chuvas e poluição

 

Todo o material arrecadado pelo “Rio Camboriú Sem Plástico” será recolhido pela coleta seletiva municipal nos dias 26 e 27 de junho e transportado para a Praça das Figueiras no dia 28, quando será feita a divulgação dos resultados com a entrega dos prêmios. Após o término da campanha, todo o conteúdo recolhido será destinado à reciclagem. “O propósito da ação conversa diretamente com o lema da empresa que é o de movimentar a vida e preservar o meio ambiente, trazendo saúde e qualidade de vida às pessoas”, observa a diretora executiva da Águas de Camboriú, Thais Galina.

Posts Relacionados

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Piquenique Literário abre comemorações do aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz

Motoristas, fiquem atentos as obras na Avenida Santa Catarina

Páscoa no Balneário Shopping terá ações divertidas para as crianças

Briga entre companheiros termina com um deles esfaqueado em Balneário Camboriú

Manutenção emergencial em adutora pode gerar baixas pressões no abastecimento de água de Camboriú