Canederli e outros pratos típicos aguçam o paladar na 28ª Festa Trentina

116

Canederli e outros pratos típicos aguçam o paladar na 28ª Festa Trentina

Celebração às tradições italianas será realizada neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de julho.

Historicamente, o Canederli era servido como prato principal ou acompanhamento na Áustria, mas pela proximidade com Trento, a massa ficou popularmente conhecida na Itália. E, quando os trentinos resolveram tentar a vida no Novo Continente, a receita invadiu outras terras, como Rio dos Cedros, no interior de Santa Catarina. Anualmente, a cidade colonizada por italianos celebra a tradição dos seus antepassados durante três dias com a Festa Trentina, cuja 28ª edição será realizada neste fim de semana (6 a 8/7), no Complexo de Eventos.

O Canederli, que basicamente pode ser descrito como uma bola de massa feita à base de pão, farinha e especiarias, é um dos pratos que estará no cardápio da festa, onde o carro-chefe é a gastronomia italiana. “Temos todos os ingredientes de uma boa festa típica, que busca resgatar e celebrar as tradições dos nossos colonizadores. E, como bons descendentes de italianos, a gastronomia sempre tem destaque”, afirma Doralice Panini, diretora de cultura de Rio dos Cedros. Para harmonizar com os pratos, estarão à disposição uma variada carta de vinhos e os chopes Pilsen, Malzbier e de Vinho da Borck, cervejaria artesanal da região.

Se você ficou com água na boca, anote a receita do Canederli e se prepare para visitar Rio dos Cedros e experimentar outras delícias da culinária italiana:

CANEDERLI

Ingredientes

– 300g de farinha de rosca;
– 200g de queijo ralado;
– 4 ovos;
– 1 salame fresco;
– 1 peito de frango;
– 1 cebola;
– 1 dente de alho;
– Noz-moscada ralada na hora a gosto;
– 4 colheres de farinha de trigo para engrossar a massa;
– Salsão, cenoura e cebola para o caldo;
– Sal a gosto;
– Óleo para fritar e untar as mãos.

Modo de preparo:
Refogue a cebola em um pouco de óleo até dourar. Em seguida, adicione o frango e deixe cozinhar. Em outra panela, frite o salame. Depois, triture o salame e o frango cozidos e misture com o restante dos ingredientes até obter a consistência ideal para formar bolinhas. Com um pouco de óleo na mão, forme bolinhas de aproximadamente 50 gramas cada. Por último, em uma panela, esquente água entre 80°C e 90°C e cozinhe junto com o salsão, a cenoura e a cebola. Desligue aproximadamente cinco minutos depois que as bolinhas subirem à superfície. Dica: fica delicioso servido dentro de um brodo.