Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
entretenimento

Canederli e outros pratos típicos aguçam o paladar na 28ª Festa Trentina

Canederli e outros pratos típicos aguçam o paladar na 28ª Festa Trentina

Celebração às tradições italianas será realizada neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de julho.

Historicamente, o Canederli era servido como prato principal ou acompanhamento na Áustria, mas pela proximidade com Trento, a massa ficou popularmente conhecida na Itália. E, quando os trentinos resolveram tentar a vida no Novo Continente, a receita invadiu outras terras, como Rio dos Cedros, no interior de Santa Catarina. Anualmente, a cidade colonizada por italianos celebra a tradição dos seus antepassados durante três dias com a Festa Trentina, cuja 28ª edição será realizada neste fim de semana (6 a 8/7), no Complexo de Eventos.

O Canederli, que basicamente pode ser descrito como uma bola de massa feita à base de pão, farinha e especiarias, é um dos pratos que estará no cardápio da festa, onde o carro-chefe é a gastronomia italiana. “Temos todos os ingredientes de uma boa festa típica, que busca resgatar e celebrar as tradições dos nossos colonizadores. E, como bons descendentes de italianos, a gastronomia sempre tem destaque”, afirma Doralice Panini, diretora de cultura de Rio dos Cedros. Para harmonizar com os pratos, estarão à disposição uma variada carta de vinhos e os chopes Pilsen, Malzbier e de Vinho da Borck, cervejaria artesanal da região.

Se você ficou com água na boca, anote a receita do Canederli e se prepare para visitar Rio dos Cedros e experimentar outras delícias da culinária italiana:

CANEDERLI

Ingredientes

– 300g de farinha de rosca;
– 200g de queijo ralado;
– 4 ovos;
– 1 salame fresco;
– 1 peito de frango;
– 1 cebola;
– 1 dente de alho;
– Noz-moscada ralada na hora a gosto;
– 4 colheres de farinha de trigo para engrossar a massa;
– Salsão, cenoura e cebola para o caldo;
– Sal a gosto;
– Óleo para fritar e untar as mãos.

Modo de preparo:
Refogue a cebola em um pouco de óleo até dourar. Em seguida, adicione o frango e deixe cozinhar. Em outra panela, frite o salame. Depois, triture o salame e o frango cozidos e misture com o restante dos ingredientes até obter a consistência ideal para formar bolinhas. Com um pouco de óleo na mão, forme bolinhas de aproximadamente 50 gramas cada. Por último, em uma panela, esquente água entre 80°C e 90°C e cozinhe junto com o salsão, a cenoura e a cebola. Desligue aproximadamente cinco minutos depois que as bolinhas subirem à superfície. Dica: fica delicioso servido dentro de um brodo.

Related posts

CineMaterna chega ao Balneário Shopping no dia 13 de setembro

Vila do Noel terá evento especial no sábado em Balneario Camboriu

La Serena apresenta projeto “Session”

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: