Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Cantigas do Boi de Mamão Catarinense viram livro com partituras e histórias

Cantigas do Boi de Mamão Catarinense viram livro com partituras e histórias

Lançamento será dia 7 de julho (domingo) no SESC Itajaí e contará com Mini Apresentação: Cantoria de Boi de Mamão, com entrada gratuita

O boi de mamão é uma brincadeira folclórica peculiar de Santa Catarina que acontece há mais de 100 anos. É marcado pela música/cantoria, dança de personagens com suas indumentárias, e por uma história da figura principal, o boi, carregada de misticismos e encenada junto à cantoria. O livro Cantigas do Boi de Mamão Catarinense: versões e partituras, escrito por Cristiane Müller, Josias Pimentel e Natália Pereira conta a história de boi de mamão de cinco grupos folclóricos do estado e apresenta as canções do repertório de cada um deles por meio de 47 partituras.

O coquetel de lançamento será no domingo, 7 de julho, às 17h no SESC Itajaí, e ainda contará com a Mini Apresentação: Cantoria de Boi de Mamão, preparada pelos autores-músicos. O livro estará à venda no local ao valor de R$25,00.

“O livro foi escrito a três mãos (músicos e professores) e nasce do desejo de registrar, continuar e perpetuar a brincadeira do boi de mamão. Além de tornar acessível às próximas gerações, parte do trabalho de mestres e grupos que mantiveram essa manifestação folclórica viva em Santa Catarina”, comenta a cantora Natália Pereira, uma das autoras do livro.

A obra reúne transcrição de partituras das canções de cinco grupos catarinenses e um pouco sobre a história de cada um deles. “É um tanto desafiador transcrever as músicas de uma tradição da cultura popular que é tão orgânica e singular a cada apresentação. Passamos a ampliar um repertório musical, de versões de bois e mais ainda, a nos reconhecer partícipes dessa identidade cultural”, explica ainda a autora.

Natália Pereira, escritora do livro, conta que muitos dos relatos têm em comum a memória da infância, ainda que muitas vezes adormecida até a vida adulta, em algum momento é como se essa memória batesse à porta para lembrar o sentimento de pertencimento ou retorno ao seu lugar quando se brinca de boi.

O Boi Mamão foi por muito tempo uma brincadeira de rua, de passar nas casas da vizinhança e com o tempo passou a se apresentar em pátios, eventos, festas populares, escolas. Ao longo dos anos, passando de geração a geração, as tradições foram sendo reinventadas. Em alguns estados leva o nome de boi-bumbá, bumba-meu-boi, e embora em todos os lugares a figura principal seja o boi, a manifestação não é igual. Ela possui características únicas da região onde acontece, conforme a herança cultural dos envolvidos, seu modo de falar e viver.

Improvisar versos, construir bonecos, contar a história, tocar o violão, o tambor, o pandeiro, passa de geração em geração e a continuidade da brincadeira é uma oportunidade de não deixar que o boi de mamão fique apenas na memória dos mais velhos. E agora, para além da memória dos brincadores, Santa Catarina ganha um registro dessa manifestação folclórica em livro.

O livro tem patrocínio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei Municipal de Incentivo, com renúncia fiscal da Safrio. É uma realização da Jardineira Produções e tem apoio do SESC Itajaí. Será lançado pela Editora Traços e Capturas.

Serviço:

O que: Lançamento do livro Cantigas do Boi de Mamão Catarinense: versões e partituras, escrito por Cristiane Müller, Josias Pimentel e Natália Pereira.

Com Mini apresentação “Cantoria de Boi de Mamão” + Coquetel

Quando: 07 de julho (domingo), às 17h

Onde: SESC Itajaí (R. Alm. Tamandaré, 259 – Centro, Itajaí/SC)

Mais informações:

Acesse: https://www.jardineiraproducoes.com.br/

ou com Natália Pereira: 47 9 9992-1789

Related posts

Avental para pais e filhos na nova campanha de Dia dos Pais do Itajaí Shopping

Norte Shopping promove feira de adoção de cães neste sábado

“Rallye de Flonópsh” tem programação especial no Porto Belo Outlet Premium

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: