Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Cantigas do Boi de Mamão Catarinense viram livro com partituras e histórias

Cantigas do Boi de Mamão Catarinense viram livro com partituras e histórias

Lançamento será dia 7 de julho (domingo) no SESC Itajaí e contará com Mini Apresentação: Cantoria de Boi de Mamão, com entrada gratuita

O boi de mamão é uma brincadeira folclórica peculiar de Santa Catarina que acontece há mais de 100 anos. É marcado pela música/cantoria, dança de personagens com suas indumentárias, e por uma história da figura principal, o boi, carregada de misticismos e encenada junto à cantoria. O livro Cantigas do Boi de Mamão Catarinense: versões e partituras, escrito por Cristiane Müller, Josias Pimentel e Natália Pereira conta a história de boi de mamão de cinco grupos folclóricos do estado e apresenta as canções do repertório de cada um deles por meio de 47 partituras.

O coquetel de lançamento será no domingo, 7 de julho, às 17h no SESC Itajaí, e ainda contará com a Mini Apresentação: Cantoria de Boi de Mamão, preparada pelos autores-músicos. O livro estará à venda no local ao valor de R$25,00.

“O livro foi escrito a três mãos (músicos e professores) e nasce do desejo de registrar, continuar e perpetuar a brincadeira do boi de mamão. Além de tornar acessível às próximas gerações, parte do trabalho de mestres e grupos que mantiveram essa manifestação folclórica viva em Santa Catarina”, comenta a cantora Natália Pereira, uma das autoras do livro.

A obra reúne transcrição de partituras das canções de cinco grupos catarinenses e um pouco sobre a história de cada um deles. “É um tanto desafiador transcrever as músicas de uma tradição da cultura popular que é tão orgânica e singular a cada apresentação. Passamos a ampliar um repertório musical, de versões de bois e mais ainda, a nos reconhecer partícipes dessa identidade cultural”, explica ainda a autora.

Natália Pereira, escritora do livro, conta que muitos dos relatos têm em comum a memória da infância, ainda que muitas vezes adormecida até a vida adulta, em algum momento é como se essa memória batesse à porta para lembrar o sentimento de pertencimento ou retorno ao seu lugar quando se brinca de boi.

O Boi Mamão foi por muito tempo uma brincadeira de rua, de passar nas casas da vizinhança e com o tempo passou a se apresentar em pátios, eventos, festas populares, escolas. Ao longo dos anos, passando de geração a geração, as tradições foram sendo reinventadas. Em alguns estados leva o nome de boi-bumbá, bumba-meu-boi, e embora em todos os lugares a figura principal seja o boi, a manifestação não é igual. Ela possui características únicas da região onde acontece, conforme a herança cultural dos envolvidos, seu modo de falar e viver.

Improvisar versos, construir bonecos, contar a história, tocar o violão, o tambor, o pandeiro, passa de geração em geração e a continuidade da brincadeira é uma oportunidade de não deixar que o boi de mamão fique apenas na memória dos mais velhos. E agora, para além da memória dos brincadores, Santa Catarina ganha um registro dessa manifestação folclórica em livro.

O livro tem patrocínio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei Municipal de Incentivo, com renúncia fiscal da Safrio. É uma realização da Jardineira Produções e tem apoio do SESC Itajaí. Será lançado pela Editora Traços e Capturas.

Serviço:

O que: Lançamento do livro Cantigas do Boi de Mamão Catarinense: versões e partituras, escrito por Cristiane Müller, Josias Pimentel e Natália Pereira.

Com Mini apresentação “Cantoria de Boi de Mamão” + Coquetel

Quando: 07 de julho (domingo), às 17h

Onde: SESC Itajaí (R. Alm. Tamandaré, 259 – Centro, Itajaí/SC)

Mais informações:

Acesse: https://www.jardineiraproducoes.com.br/

ou com Natália Pereira: 47 9 9992-1789

Posts Relacionados

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento

Rio do Sul recebe a II Mostra Itinerante do Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina

T.T. Burger chega a Porto Alegre

Outback oferece pratos especiais para o feriado de Páscoa

Festival Cidade Aberta traz Dia Mundial da Criatividade para a comemoração dos 130 anos de Palhoça