Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Carlos Moisés inaugura em Balneário Piçarras estação de tratamento de esgoto mais moderna da Casan

O governador Carlos Moisés inaugurou na tarde desta segunda-feira, 27, a mais moderna estação de tratamento de esgoto (ETE) da rede pública da Casan em Santa Catarina. O equipamento atenderá a cidade de Balneário Piçarras, no Litoral Norte. Localizada às margens da BR-101, a ETE de Piçarras possui alto nível de automatização e elevada eficiência ambiental e operacional, podendo inclusive ser gerenciada de maneira remota.

Junto com a ETE, Balneário Piçarras receberá o seu primeiro Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), composto por 34 quilômetros de redes coletoras, quatro elevatórias para bombeamento e 2.551 ligações domiciliares, que proporcionam uma cobertura em 53% do município. O investimento da Casan na cidade foi de R$ 55,7 milhões, financiados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Na solenidade de inauguração da obra, o governador Carlos Moisés enalteceu o caráter técnico da atual diretoria da Casan, que busca a expansão do saneamento básico no Estado. Ele destacou que o atual investimento trará benefícios não apenas no curto prazo, mas também para as futuras gerações.

“Esse é um sistema que vem trazer um equilíbrio, com o desenvolvimento sustentável para o município, que ganha muito com isso. Haverá maior atratividade para investidores. As empresas públicas de Santa Catarina têm feito investimento maciços para melhorar a vida das pessoas. Investir em tratamento sanitário também é investir em saúde. Queremos qualidade de vida em todos os cantos do nosso estado”, frisou o governador.

A presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, destacou a parceria com a JICA, fundamental e reforçou a importante expansão da rede de esgoto no Litoral Norte catarinense. Segundo ela, outros investimentos da agência japonesa estão em andamento no estado e novas inaugurações devem ocorrer em breve.

“Essa é uma obra que vai trazer ainda mais valorização para este município litorâneo. Vamos dar continuidade a esse trabalho, para ampliar o número de pessoas beneficiadas aqui em Piçarras. Trata-se de uma inauguração histórica, até pelo tipo de tratamento que essa estação fará, que é do tipo terciário, o mais completo”, destacou Roberta.

Para o prefeito Leonel Martins, o investimento representa a atenção destinada pelo Governo do Estado à cidade. “Esse equipamento ajudará a nos afirmar como uma cidade ambientalmente correta. Somos muitos gratos ao governador Carlos Moisés por esse belo investimento. São poucas as cidades desse porte que possuem uma bela ETE”.

Tratamento completo com operação remota

Construída em uma área de 21 mil metros quadrados, a ETE de Piçarras tem capacidade para tratar até 110 litros por segundo de esgoto, o equivalente a 9,5 milhões de litros/dia. O processo de tratamento é terciário, considerado o mais completo. Além de remover a matéria orgânica presente no esgoto, o tratamento reduz em 96% o nível de nitrogênio e em 88% o volume de fósforo do efluente final, que ainda passa por um processo de desinfecção por radiação ultravioleta antes de ser devolvido ao Rio Piçarras, dentro dos mais altos padrões de depuração.

O elevado nível de automação confere um selo de alta tecnologia à ETE, facilitando sua operação, reduzindo o consumo de energia elétrica e aumentando a vida útil dos equipamentos. O acompanhamento operacional da estação pode ser feito de forma totalmente remota e em tempo real. A instalação de geradores fixos nas principais unidades do sistema assegura a continuidade da operação mesmo em períodos de falta de energia.

Ligação à rede coletora

Com a entrada em operação do Sistema de Esgotamento Sanitário, está autorizada a ligação do esgoto residencial à rede coletora. Os moradores de Piçarras começarão a receber comunicados em suas faturas e uma campanha de orientação será desenvolvida na cidade. Moradores que tiverem em frente ao seu imóvel a Caixa de Inspeção (CI) já estão autorizados a providenciar o direcionamento de seu esgoto residencial para esse ponto.

A CI é o local onde o morador deve conectar o seu esgoto residencial. É também o ponto que marca até onde a Casan tem responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na área interna do imóvel, cabe ao proprietário providenciar as adaptações para que possa contar com o serviço de coleta e tratamento.

Posts Relacionados

Agência Nacional de Águas inclui Santa Catarina no projeto Monitor de Secas

História em quadrinhos valoriza cultura italiana do sul do Brasil

Prazo para inscrições no Programa de Pesquisa Universal termina dia 23 de setembro

Recicla Xanxerê coleta mais de 6 toneladas de produtos

Setembro amarelo e o tabu com o tema

Projeto de Dário torna inafiançável crime relacionado a pedofilia

Novo protocolo sanitário define regras para retorno de esporte recreativo em SC

Alesc aceita segundo pedido de impeachment de governador e vice

Movimento MP Mulheres SC lamenta “prática de fazer graça com a violência doméstica”

Grupo Pereira dobra as doações do tradicional Troco Solidário

CartonDruck doa mais de 1,3 milhão de copos descartáveis de papel para hospitais de Santa Catarina

A EFICÁCIA DA GRATIDÃO pela psicóloga Sandra Morais

Lei institui Delegacia Virtual da Mulher em Santa Catarina

Diário da Cidade

Produtor artesanal catarinense vai expandir o mercado para todo o território nacional

Cuidados simples evitam a entrada de escorpiões em casa

Diário da Cidade

Governo do Estado entrega nova frota de ônibus escolares

Governo realiza chamada de 36 engenheiros para a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade

Santa Catarina passa a ter ligação aérea com Miami no transporte de cargas

Caixa credita hoje saque emergencial do FGTS para nascidos em junho

Contratação de 350 temporários para a transformação digital é inconstitucional, diz ANATI

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: