Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Carlos Moisés participa da abertura do Colóquio Internacional dos 200 anos de Anita Garibaldi

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

O “Colóquio Internacional dos 200 anos de Anita Garibaldi: história, identidade e literatura”, foi aberto oficialmente na manhã desta quarta-feira, 11, com a presença do governador Carlos Moisés. Organizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o evento, no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis, integra o Calendário Internacional Comemorativo ao Bicentenário de Nascimento da Heroína de Dois Mundos. As comemorações visam difundir a memória e a história da heroína, além de promover e solidificar o turismo histórico, cultural e cívico no estado.

“Anita foi uma guerreira, uma mulher, mãe  e companheira que mostrou que estava muito à frente do seu tempo e resgata, além da história, as grandes batalhas e a importância da mulher no cenário estadual e nacional. Destacamos para que de fato os ideais de igualdade e liberdade que Anita tanto defendia sejam vivenciados no DNA da nossa geração. E neste mês, de ações do Agosto Lilás, é o momento perfeito para darmos ainda mais visibilidade e reforçar a igualdade, valor muito defendido por ela”, destacou o governador.

O chefe do Executivo estadual também entregou simbolicamente a Medalha Anita Garibaldi, a maior honraria de Santa Catarina, aos autores do Projeto Internacional Dois Mundos e Uma Rosa para Anita, Gianpaolo Grilli, Alessandro Ricci e Andrea Antonioli, que também é diretor do Museu e Biblioteca Renzi, parceiro de Santa Catarina nas comemorações; além de Annita Garibaldi Jallet, bisneta da heroína. Ainda, como parte das comemorações, foi lançado o Concurso Literário Bicentenário de Anita Garibaldi.

O concurso

Concurso Literário Bicentenário de Anita Garibaldi será coordenado pela Biblioteca Pública de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A ideia é divulgar a memória e o legado e Anita Garibaldi no meio escolar. Poderão participar estudantes de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.

Conforme o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edson Lemos, a data escolhida para este evento e o lançamento do concurso tem diversos significados. “Hoje, 11 de agosto, é a Data Magna de Santa Catarina e Dia do Estudante. Essa é a semana do Patrimônio Cultural. E, principalmente, esse é o mês do bicentenário de Anita Garibaldi, personagem memorável da história de Santa Catarina.”

A medalha

A Medalha do Mérito Anita Garibaldi é concedida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras, que, no campo de suas atividades, tenham contribuído direta ou indiretamente para o engrandecimento do Estado.

Os italianos homenageados, que estavam conectados por videoconferência, foram representados pelo diretor do Museu e Biblioteca Renzi Andrea Antoniolli. Ele agradeceu e informou que estavam honrados com a honraria: “Com o projeto do Bicentenário, o nosso desejo é criar intercâmbio cultural e turístico, sempre olhando para novas gerações e transmitindo valores de amor e solidariedade”.

A bisneta Annita Garibaldi Jallet pontuou que, mesmo que a pandemia tenha dificultado a realização de diversas ações, é sempre importante um momento de lembrá-la e, assim, mantê-la para sempre em nos corações. “Agradeço pela bela iniciativa de Santa Catarina, a qual sou ligada por sentimentos profundos, por ter conhecido a sua gente e ter sido acolhida com muito afeto e amizade.”

Além das medalhas e do Diploma do Decreto de Outorga, os homenageados receberam uma réplica da fachada da casa onde Anita Garibaldi viveu em Laguna.

Durante o evento também foi lançado o “Livro de Anita”, de Edla Zim, e “Dois Mundos e uma Rosa para Anita”, de Adílcio Cadorin.

Participaram dos atos o secretário da Educação, Luiz Fernando Vampiro, Executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, os deputados estaduais Ada de Luca e Silvio Dreveck, o vice-prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, entre outras autoridades.

Programação virtual

Na parte da tarde desta quarta-feira,11, o Colóquio continua a partir das 15h, de forma online, através do Canal do Youtube da Fundação Catarinense de Cultura, o youtube.com/ImprensaFCC.

Ano de Anita

O governador Carlos Moisés instituiu o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi por meio do Decreto 1.173/2021. Desde 2019, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vem trabalhando na preparação das programações que marcam este ano.

Criada para organizar as comemorações, a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais, o Instituto CulturAnita, de Laguna. Na Itália, os parceiros são o Museu e Biblioteca Renzi, o Instituto Garibaldi Da Vinci e a Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

Anita Garibaldi

Nascida em 30 de agosto de 1821,  no Sul catarinense, Ana Maria de Jesus Ribeiro ficou internacionalmente conhecida como Anita Garibaldi. Recebeu o título Heroína dos Mundos por ter participado de diversas batalhas, no Brasil e na Itália, ao lado do marido Giuseppe Garibaldi. Ela lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos, em Santa Catarina, e na Batalha de Gianicolo, na Itália. Morreu em 1849, aos 27 anos, e teve os restos mortais sepultados na Coline de Gianicolo, em Roma.

>>> Clique aqui para saber mais sobre a exposição Anita Garibaldi 200 anos: Vida, Coragem e Paixão

Posts Relacionados

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024