Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Carnaval: médico dá dicas de como curtir a folia e manter o intestino em dia

Segundo o médico Nelson Cathcart Jr é comum sair da rotina nesse período, mas, alguns cuidados podem ajudar a manter o bem-estar e a diversão nos bloquinhos

 

Durante as festas de final, bem como nas férias e agora com a chegada do Carnaval, é comum deixar um pouco de lado a dieta balanceada habitual e abusar na alimentação e no consumo de bebidas alcoólicas. Em muitos casos, o resultado dessa mudança na rotina faz com que haja problemas, principalmente, no funcionamento do intestino.

 

O médico gastroenterologista Nelson Carthcart Jr, que é especialista em doenças do estômago e intestino, explica que nestes períodos há uma nítida mudança da microbiota intestinal. O que em muitos casos traz consequências como estufamento ou inchaços na barriga, mudança no ritmo intestinal e até mesmo o surgimento de dores abdominais.

 

“Em muitos casos isso acontece porque a pessoa faz as refeições fora de hora, exagera no consumo de doces, de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas e diminui o consumo de líquidos (água) e de saladas, por exemplo”, destaca.

 

Mas, e o que fazer quando não é possível manter essa regularidade na hora das refeições? “O intestino é o nosso segundo cérebro e por isso, são importantes os cuidados não só com a alimentação, mas sim em manter uma atividade física regular, ter uma boa noite de sono – uma média de 8 horas e cuidar da saúde mental”, explica o profissional que ressalta ainda sobre o cuidado com as viroses.

 

Além das consultas presenciais, o médico ressalta que o uso da telemedicina é um bom caminho para quem busca bem-estar e saúde, mesmo quando estiver em viagem ou fora da cidade onde mora.

 

Dicas para manter o intestino em dia:

 

– Hidratação: é sempre fundamental, principalmente, no verão e no período de Carnaval, manter o corpo hidratado, não só pela transpiração do corpo que aumenta, mas também pelo consumo maior de bebidas alcoólicas;

 

– Fibras: o intestino ama fibras! Por isso, frutas, verduras, saladas, sementes, cúrcuma, dentre tantos outros são bem-vindos. Para um adulto, é recomendado cerca de 30 gramas ao dia;

 

– Proteínas e gorduras: ambos são fundamentais. No entanto, o médico ressalta que é preciso dar prioridade para peixes, aves e carnes vermelhas com pouca gordura. Azeites de oliva extravirgem e as oleaginosas, como castanhas, nozes, por exemplo, podem ser grandes aliados.

Posts Relacionados

4 dicas para montar um bar em casa

Sono é importante para promover saúde física e mental

Orquestra Filarmônica Catarinense divulga 41 músicos pré-selecionados para seu corpo fixo

Tetto BC tem carnaval e jazz no final de semana

“Prédio do Neymar”, Yachthouse, instala pináculos para voltar a ser o maior do Brasil

Atlântico Shopping de Balneário Camboriú recebe Feira de Vinil neste fim de semana

Danilo Gentili apresenta show de stand-up comedy em Balneário Camboriú

Ballet Pilates: saiba mais do método que une passos da dança aos princípios do Pilates

Seis vezes Mr. Olympia, Dorian Yates marca presença inédita em evento de fisiculturismo em Camboriú

Miss Flamengo será Rainha do carnaval no Mato Grosso