Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Cartão de crédito é maior vilão do endividamento dos brasileiros

Segundo especialista, fazer um planejamento prévio das finanças é uma das medidas mais importantes para não perder o controle dos gastos

O cartão de crédito segue sendo um dos maiores responsáveis pelo endividamento dos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada no início deste ano pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), 81% das pessoas consideram o mau uso do cartão como o principal responsável pelo descontrole das finanças, superando até mesmo a pandemia, que apareceu em segundo lugar, citada por 68% dos entrevistados.

Segundo o professor Leandro Silva, que é coordenador dos cursos de gestão EAD no Centro Universitário Newton Paiva , o principal fator que contribui para esse resultado é que muitos se esquecem de que se trata de um empréstimo. “Parece óbvio, mas ainda assim é comum encontrar pessoas que têm limites de crédito superiores ao próprio salário”, analisa.

O grande perigo desse desequilíbrio entre gasto e receita é quando resulta em parcelamento da fatura. Isso porque as operadoras de crédito no Brasil trabalham com custo efetivo total (CET) de 452% de juros ao ano. Na prática isso significa que uma dívida de R﹩ 1000 pode se transformar em uma de R﹩ 4520 em um período de 12 meses.

“Diante desse cenário, o ideal é que o consumidor faça um planejamento financeiro mensal, deixando reservada a quantia necessária para pagamento integral da fatura. O parcelamento nesses casos resultaria em uma dívida muito difícil de ser quitada a longo prazo”, orienta o professor.

A importância de manter o controle

Outro fator que contribui muito para o endividamento é a falta de controle por parte do consumidor. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o SPC Serasa, 3 em cada 10 brasileiros não sabem ao certo o quanto gastam com cartão de crédito a cada mês.

Para Leandro, o monitoramento das finanças deve ser constante. “Criar os hábitos de registrar os gastos, checar a fatura e as atualizações da conta já pode ajudar de forma significativa. Atualmente existem até aplicativos que facilitam esse controle”, recomenda o professor da Newton Paiva .

Além do planejamento e do controle, outras dicas importantes são: ter apenas um cartão ativo, negociar as anuidades, avaliar a necessidade de parcelamento e evitar passá-lo à terceiros. “Mas o principal mandamento para usufruir dos benefícios do cartão de crédito sem sair prejudicado é buscar um consumo consciente”, finaliza Leandro.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 48 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Posts Relacionados

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

Diário da Cidade

Restaurantes adotam cardápio digital para otimizar o atendimento

Confira as delícias para celebrar o Dia Nacional da Banana, em 22 de setembro

Rafa Kalimann desabafa: “A mulher é colocada à prova muito mais. É testada muito mais”

Cãominhada será dia 12 de outubro

Livro que ensina a criar seu próprio negócio no mercado digital entra na lista dos mais vendidos

Diário da Cidade

Gêmeas Melissa e Nicole lançam quinto livro da carreira

Raça Negra & Convidados confirmam live no Teatro Bradesco

Garten recebe musical gratuito “A Bela e a Fera” nesta quarta

Diário da Cidade

Capa da Sexy de setembro faz subir a temperatura em Campos do Jordão

“Praça da Pérola” leva os encantos do fundo do mar ao público infantil do Itajaí Shopping

Setembro chega com lançamento de novo trabalho da banda catarinense Stella Folks

Rafa Kalimann – “Preciso ter cuidado e responsabilidade ao me posicionar. Estou influenciando mais de 20 milhões de pessoas”

Artista Plástica Asta dos Reis expõe “Cromoformas” no Garten Shopping

Diário da Cidade

Dia do Cliente: o Rei do Mate anuncia promoção especial para celebrar a data (15/09)

Diário da Cidade

Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar

Diário da Cidade

Beiramar Shopping promove exposição de motos de colecionadores

Diário da Cidade

Vai Ter Samba neste sábado com Belo, Ferrugem, Akatu e Revelação no Mega Space

Diário da Cidade

Brahma Pela Volta: Marca cria movimento de incentivo à segunda dose da vacina contra a covid-19

Grupo Velocity expande franquia e inaugura sua primeira unidade em Balneário Camboriú