Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Itajai Navegantes

Cartilha “Juba no Mundo Encanado” ajuda crianças a compreenderem como funciona o sistema de saneamento

Cartilha “Juba no Mundo Encanado” ajuda crianças a compreenderem como funciona o sistema de saneamento

O assunto parece complexo e de “gente grande”, mas, com a ajuda da baleia Juba, o mundo encanado fica muito mais lúdico e super curioso. Uma cartilha especialmente criada para as crianças entenderem como funciona o sistema de saneamento acaba de ser lançada oficialmente pela Águas de Penha. O material didático passa a ser entregue no último encontro do programa Saúde Nota 10, que a concessionária desenvolve junto à estudantes do 3º ao 5º ano de escolas da cidade.

“Juba no Mundo Encanado” traz a mascote da concessionária como personagem principal do enredo que explica sobre os recursos hídricos de Penha e região, sobre a Estação de Tratamento de Água (ETA) e todo o caminho que a água faz desde a captação até a casas dos moradores. O material didático traz informações sobre a distribuição dos recursos hídricos no planeta, no Brasil e na cidade de Penha, além de dicas sobre como limpar a caixa d’água. Atividades e jogos temáticos complementam o conteúdo. A cartilha foi apresentada oficialmente à secretária municipal de Educação, Suselli Berenisse Anacleto, que elogiou a iniciativa da Águas de Penha.

Fernanda Barreto, gestora operacional da Águas de Penha, destaca que este tipo de iniciativa da concessionária é muito importante porque leva de forma educativa e divertida aos estudantes do município informações sobre a importância dos recursos hídricos e de como podemos tirar melhor proveito deles. “Ensinado as crianças, estamos preparando as futuras gerações a entenderem e preservar melhor o meio ambiente”, disse.

Programa

Os encontros do Saúde Nota 10 contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e são realizados com estudantes do 3º ao 5º ano de diferentes escolas do município. Conforme o biólogo e coordenador de projetos socioambientais da Águas de Penha, Luiz Gustavo Marzollo, o programa de educação ambiental é desenvolvido com o intuito de despertar a consciência dos estudantes para a importância da conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, além de informar sobre o reflexo do consumo de água tradada na qualidade de vida das pessoas.

Os estudantes também recebem informações sobre o uso racional da água e a importância do tratamento de esgoto. As atividades valorizam a cultura regional por meio de palestras, além da disponibilização de material didático ilustrado e de linguagem acessível.

Posts Relacionados

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana