Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Casa lotada e muita folia no encerramento do Centenário do Mercado Público

Fazia tempo que não se via o Mercado Público de Itajaí tão movimentado. Todos os dias da semana, durante as comemorações do Centenário do empreendimento, o público lotou a casa. Bom para a economia, para o turismo e para a cultura local. No encerramento das festividades neste sábado (28), o grito de carnaval coroou esta nova fase do Mercado – um verdadeiro fôlego novo em cem anos de história.

De 07 a 28 de janeiro, o Mercado Público ganhou a devida visibilidade diante da importância histórica, turística, gastronômica e cultural que carrega. Foi um mês inteiro com atrações todas as noites, atraindo turistas que visitavam a região e oferecendo mais um opção de entretenimento para os moradores de Itajaí. O comando da festa tinha que ser por aqueles que vivem entre o rio e o mar: nossos artistas locais deram show de talento e musicalidade, tornando o Mercado pequeno para tanta alegria.

Para encerrar a programação especial, o bloco Siri Na Lata antecipou as folias e fez bonito no Grito de Carnaval. Foram relembradas as clássicas marchinhas que reuniu famílias inteiras no prédio histórico. Já a decoração carnavalesca ficou por conta da Associação de Artistas Plásticos de Itajaí (AAPI), com obras de Solange Ribeiro e Renato Maiochi.

A enfermeira Tatiane Alba, 34 anos, levou a filha Luiza de apenas quatro aninhos para acompanhar a folia. “Aqui é um ambiente muito gostoso e que a gente pode se divertir sem se preocupar”, comenta. Com seus 93 anos, quem também não ficou fora da festa foi Meri Zimmermann, que adora escrever versos e ouvir boa música.

Casa cheia com públicos de diferentes tribos, este é o perfil democrático do Mercado Público. A Fundação Cultural de Itajaí estima que 30% do público que lotou a casa durante o mês de janeiro eram de turistas que escolheram o município como destino cultural. “Tivemos grupos grandes de turistas todas as noites. Nós podemos potencializar nosso turismo e o Mercado ganhou visibilidade em toda a região”, destaca o superintendente Normélio Pedro Weber.

Reunindo excelente gastronomia, com produtos sempre frescos, e música de qualidade, os visitantes acabaram estendendo o tempo de permanência no Mercado. A síndica do Condomínio de Empreendimentos do Mercado Público e proprietária do restaurante Mercado Velho, Beatris Castanheira Rabello, revela que a programação do Centenário deu uma injeção de ânimo nos comerciantes locais. “Estou há 20 anos aqui e fazia muito tempo que não víamos o Mercado tão cheio. Meus funcionários estão trabalhando mais felizes e toda a cidade fica contagiada com essa alegria. Foi um mês inesquecível”, comenta.

Ainda segundo Nomélio, o movimento e a participação da comunidade de forma tão intensa foram surpreendentes. Segundo ele, o número de público superou as expectativas da organização. “As comemorações fizeram o Mercado rejuvenescer e reviver seus melhores tempos”, completa.

Relembre

Inaugurado em 01 de janeiro de 1917, o Mercado Público sempre foi uma referência para o desenvolvimento de Itajaí. Logo no início, o prédio foi responsável por organizar as vendas de carnes que até então eram realizadas pelas ruas do município. Além disso, o Mercado também já abrigou produções agrícolas e coloniais, o mercado do peixe e até mesmo a rodoviária, sendo hoje um importante centro de promoção do turismo e do entretenimento. Trata-se de uma casa onde as pessoas se encontram pelo puro prazer da convivência.

Câmera aberta continua

Tantas são as histórias da comunidade tendo o Mercado Público de Itajaí como pano de fundo que renderiam um filme. E esse é o desafio da Câmera Aberta: durante as noites do Centenário, uma equipe da Fundação Cultural gravou as histórias que o público têm para contar. E o registro das memórias continua. Os interessados em participar desta coletânea, que será guardado na Memória dos Bairros e poderá ser utilizado em pesquisas acadêmicas, poderá agendar a gravação diretamente com a Fundação Cultural, pelo telefone (47) 3349-1214.

________________________

Informações adicionais:
Fundação Cultural
(47) 3349-1214

Secretaria de Comunicação
Karine Mendonça
(47) 3341-6121

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)