Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Casal chapecoense atinge teto de faturamento do MEI em nove meses

Desempregados, Francieli e Jorge enfrentaram cenário econômico incerto e investiram no negócio próprio

Adaptação e aprendizado são conceitos unânimes que marcaram 2020. Um ano histórico que mudou os planos pessoais e profissionais de muitos brasileiros. A professora Francieli Dickel, de 37 anos, retornaria da licença-maternidade no início de março do ano passado, contudo seu planejamento foi interrompido em virtude da pandemia. Para contribuir com a mudança de rotina da família seu marido Jorge Luiz Chaves, de 50 anos, foi desligado da empresa em que atuava como técnico em instrumentação. O casal chapecoense, pais da Isadora (10) e da Luisa (1 ano e 4 meses), precisou de novos projetos.

“Ficamos bem assustados e preocupados no início tanto pela crise sanitária quanto pela incerteza sobre o futuro financeiro de nossa família. Com isso, surgiu a ideia de termos nosso próprio negócio, o que era um sonho antigo do Jorge. Nos primeiros dias os serviços foram pequenos e escassos, mas com o passar do tempo as empresas começaram a procurá-lo e aumentou a demanda. Então, buscamos informações sobre o processo de abertura de uma empresa porque atenderíamos grandes indústrias e precisaríamos estar com toda a documentação correta e organizada”, relembra Francieli.

Para esclarecer as dúvidas sobre os processos burocráticos e jurídicos do microempreendedor individual (MEI) o casal buscou auxílio do Sebrae/SC. Francieli recorda que entre as orientações da entidade estiveram aspectos sobre recolhimento dos impostos, de como seria a arrecadação conforme o faturamento e de como emitir nota fiscal de serviço ou de compra. “Era algo totalmente novo e bem diferente da minha formação profissional. Compreendi rapidamente que ao abrirmos o MEI precisávamos ir atrás das informações para realizar tudo como preconiza a legislação. Além disso, não teríamos tempo para aprender com nossos erros”, afirma.

O suporte do Sebrae/SC, segundo Francieli, foi de extrema valia para o desenvolvimento da empresa J.F. Instrumentação. “Desde o primeiro contato, quando levei alguns dados sobre o negócio, os funcionários da entidade se mostraram otimistas com a proposta. Todo esse processo foi muito interessante, eles nos conduziram da melhor maneira possível, além disso os profissionais dominam o assunto e explicam com segurança e muita tranquilidade. Mesmo caminhando pelo desconhecido deu tudo certo. Sobrevivemos a um ano desafiador e com muitas dificuldades e nos adaptamos em todos os sentidos”, enaltece o casal.

“Quando percebemos já estávamos estourando o limite de faturamento e precisávamos alterar a modalidade jurídica. Isso ocorreu nove meses após a abertura do MEI. Atualmente somos a J.F. Instrumentação e Calibração LTDA, que realiza assistência, manutenção e calibração em equipamentos industriais”, comemora Jorge. De acordo com Francieli, no decorrer desse tempo eles receberam assessoria e consultoria do Sebrae/SC tanto pessoalmente quanto remotamente. “Estamos novamente aprendendo, agora com a empresa registrada pelo Simples Nacional. Seguimos com incertezas, porque o ano começou e ninguém sabe como será, mesmo assim estamos otimistas com a decisão que tomamos”, destaca a empresária.

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana