Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Casan se integra ao Movimento da ONU Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Santa Catarina

Investimento em saneamento é uma das metas do Governo do Estado para o Desenvolvimento Sustentável – Foto: Divulgação / Casan

Na Semana que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e no ano em que completa seu cinquentenário, a Casan firma mais um compromisso com o Desenvolvimento Sustentável. A Companhia se integrou ao Movimento ODS Santa Catarina, da Organização das Nações Unidas (ONU).

O programa é formado por instituições comprometidas com a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, impulsionando os compromissos da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

“O Governo do Estado, por meio da Casan, tem investido e conquistado grandes avanços no saneamento, uma área estratégica para conservação ambiental, que devemos comemorar neste Dia do Meio Ambiente. As melhorias trarão mais condições de desenvolvimento sustentável, de saúde e de qualidade de vida em nosso Estado”, reforça o governador Carlos Moisés,

“A sustentabilidade e a inovação de processos e tecnologias são bandeiras muito presentes no Governo de Santa Catarina e estão na missão da Casan. Sermos signatários do Pacto Global da ONU, nos integrando ao Movimento ODS, é um grande estímulo a todo nosso corpo funcional. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos direcionam e motivam a operarmos com excelência e sensibilidade, avançando no saneamento, com reflexos diretos na conservação do ambiente e na saúde dos catarinenses, destaca a presidente da Companhia, Roberta Maas dos Anjos.

Água Potável e Saneamento

Tento Planejamento Hídrico como uma de suas prioridades, o Governo do Estado encaminha por meio da Casan projetos estruturantes para melhoria do abastecimento em Santa Catarina, uma das metas do Movimento ODS. Os investimentos neste campo chegam a aproximdamente R$ 2 bilhões e têm como foco projetos como o Chapecozinho.

A maior obra de Sistema de Abastecimento de Água em Santa Catarina está em andamento e beneficiará diretamente os municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Cordilheira Alta.

Projetado para também estimular o desenvolvimento econômico da região e o crescimento demográfico das cidades, O Chapecozinho tem previsão de execução de três anos, quando o sistema de abastecimento estará apto a captar, tratar e distribuir 1,2 mil litros de água por segundo.

No campo do esgotamento sanitário, os avanços também são significativos e contam com recursos iniciais na ordem de R$ 800 milhões. A meta é levar o Estado a um dos primeiros lugares do ranking nacional de saneamento, oportunizando a universalização do saneamento básico.

Por meio da Casan, o Governo do Estado entregou no final do ano passado os sistemas de esgotamento sanitário de Concordia, Chapecó (Bairro Efapi), Balneário Piçarras e Lauro Müller.

Este ano já foi inaugurada a infraestrutura pública de coleta e tratamento de esgoto de Ibirama. Em breve será entregue o Sistema de Esgotamento Sanitário de Curitibanos, e outros estão em etapa de finalização: Araquari (Região do Bairro Itinga), Criciúma (Bairros Próspera e São Luiz) e Indaial (Bairro Tapajós).

Na Capital está em fase avançada a ampliação do sistema de esgoto dos balneários Ingleses e Santinho, e em andamento a ampliação do SES Insular a do SES Saco Grande. A Casan também possui obras nos municípios de Rio do Sul, Balneário Barra do Sul, Santo Amaro da Imperatriz e Ipira- Piratuba.

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

• ODS #01 – Erradicação da Pobreza

• ODS #02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

• ODS #03 – Saúde e Bem-estar

• ODS #04 – Educação de Qualidade

• ODS #05 – Igualdade de Gênero

• ODS #06 – Água Potável e Saneamento

• ODS #07 – Energia Limpa e Acessível

• ODS #08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

• ODS #09 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

• ODS #10 – Redução das Desigualdades

• ODS #11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

• ODS #12 – Consumo e Produção Responsáveis

• ODS #13 – Ação contra a mudança global do clima

• ODS #15 – Vida Terrestre

• ODS #16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

>>> Saiba mais em https://sc.movimentoods.org.br/

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê