Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Casos de caxumba deixa Vigilância Epidemiológica em alerta

O Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE) de Balneário Camboriú recebeu nos últimos dias várias notificações de casos de caxumba no município. Jovens entre 15 e 17 anos de idade, matriculados em uma unidade de ensino particular específica, contraíram a doença, o que deixou o setor em alerta. A infecção viral pode ser evitada por meio de vacina e tratada, caso haja o contágio, com repouso absoluto.

Transmitida por contato direto com gotículas de saliva de pessoas infectadas, a caxumba é caracterizada por atingir glândulas do pescoço, gerar inchaço no rosto e, se não tratada, nos testículos e ovários. “Quando há a confirmação, o posicionamento, enquanto Vigilância Epidemiológica, é ver a situação vacinal do adoentado, independente da faixa etária. Em seguida, como no caso desses colégios, a equipe realiza conversas para sanar dúvidas e repassa orientações quanto a prevenção”, expõe Zibeilde Ferreira Borges, enfermeira e coordenadora de imunização do município.

Por não haver tratamento medicamentoso, a doença pode ser evitada logo após o primeiro ano de vida com a aplicação de duas doses da vacina Tríplice Viral, que também protege contra Sarampo, caxumba e Rubéola, conforme consta no calendário vacinal. “Vale ressaltar que a pessoa estar imunizada não significa que ela não vá pegá-la. Se infectada, não há tratamento medicamentoso. A cura é natural, principalmente com o respeito aos dez dias de repouso absoluto. O médico vai acompanhar o quadro dos pacientes e, possivelmente, receitar remédios para a dor advinda da caxumba”, comenta a profissional.

Para evitar o contágio, é indicado que os munícipes ingiram bastante líquidos, mantenham uma alimentação saudável regrada, realizem a higienização das mãos com frequência e não frequentem locais com aglomerações de pessoas.

Mais informações com Zibeilde Borges, no DEVE, pelo telefone (47) 3363-4170.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)