Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Casos de depressão sazonal aumentam no período do inverno

A psiquiatra Julia Trindade explica que neste período as pessoas sentem uma necessidade de dormir e comer mais

 

No inverno, os dias são mais curtos, e consequentemente ocorre uma diminuição da incidência da luz solar, já que as noites são mais longas. Em função disso, é comum o aumento de casos de depressão sazonal. A psiquiatra Julia Trindade explica que o distúrbio está dentro dos transtornos depressivos recorrentes, e pode ocorrer em outras estações do ano também. No entanto, é no outono e inverno que os casos são mais corriqueiros.

“Nestes períodos algumas pessoas começam a sentir uma necessidade de dormir mais, de comer mais, de comer mais carboidratos, e isso acaba deixando a pessoa desanimada”, explica a médica.

Julia destaca que os primeiros sintomas da depressão, como um todo, não apenas a sazonal, podem ser percebidos pela própria pessoa. “Quando o paciente começa a se dar conta que em determinada época do ano está mais deprimido, desanimado e isso ocorre de maneira recorrente ajuda na hora do diagnóstico e na escolha do tratamento adequado”, salienta.                     

 

Sintomas mais comuns

Assim como na depressão de um modo geral, a médica explica que os sintomas mais comuns nestes casos são: cansaço, desânimo, tristeza e em alguns específicos um aumento significativo no apetite, principalmente por carboidratos e doces.

“Tristeza é um sentimento e todo mundo pode sentir, mas a questão do cansaço, do desânimo, aquela que a pessoa não consegue mais ter um prazer nas coisas da vida, isso é muito característico da depressão”, pontua.

Outro ponto que deve ser observado são as alterações do sono, quando a pessoa fica mais sonolenta e indisposta para seguir na prática regular de atividades físicas.

“Em algumas situações, essas sensações se tornam mais recorrentes e às vezes atrapalham a relação com as pessoas, afeta o desempenho no trabalho e isso pode gerar uma série de consequências ruins na vida da pessoa”, alerta.

 

Manter o tratamento é importante

Para determinar qual será o melhor tratamento para o caso de depressão, a psiquiatra explica que o primeiro passo é fazer um acompanhamento especializado. “Durante a consulta clínica é que será possível compreender o caso, e verificar o nível da depressão para aí sim definir se o tratamento será psicoterápico, com uso de medicamentos ou apenas sessões de terapia. Importante destacar que cada caso é único”, destaca a médica.

Julia enfatiza ainda que o tratamento, principalmente da depressão sazonal, deve ser mantido ao longo dos outros meses também. “A pessoa não pode simplesmente parar quando se sentir bem. É que mais para a frente poderá voltar a sentir novamente as mesmas mudanças. Por isso, manter o tratamento faz toda a diferença”, completa.

 

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana