Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Catarinense que recebeu prêmio jabuti cria NFTs em leilão filantrópico

Manu Cunhas ilustrou personalidades históricas no Impact Women NFT

Feitos em nanquim, guache ou aquarela, os traços de Manu Cunhas, que já lhe renderam o Prêmio Jabuti de ilustração em 2017, agora se transformaram em NFTs. Em uma parceria com a Doare, fintech especialista em doações online com soluções de captação de recursos para organizações filantrópicas, a artista desenhou 21 mulheres que marcaram a história com seus feitos e ideias; todas as obras fazem parte do acervo do Impact Women NFT. O projeto é um leilão filantrópico de tokens não-fungíveis que destinará o valor arrecadado para ONGs que lutam pelos direitos das mulheres.

NFT que retrata Maria de Nazaré

“A ideia de trazer um uma função social para NFTs é ótima e fiquei feliz de produzir dentro de um tema que me é tão querido: a história de lutas e conquistas femininas. Eu já trabalho com temas sociais há mais de dez anos, então é sempre legal ver algo bem estruturado que consegue causar um impacto positivo tanto de maneira prática, financiando projetos e ONGs, e informativa, ao trazer luz às histórias de tantas mulheres que mudaram o mundo. Espero que essa produção incentive outras pessoas e empresas a produzirem NFTs com essa perspectiva social e que impulsione a produção artística nacional”, comenta a artista.

No projeto, a artista retratou personalidades como Sultan Razia, Amelia Earhart, Anita Garibaldi, Charlotte von Mahlsdorf, Tereza de Benguela, Elza Soares, Frida Kahlo, Joana d’Arc, Josephine Baker, Laudelina de Campos Melo, Lélia Gonzales, Leymah Gbowee, Marielle Franco, Marsha P. Johnson, Nísia Floresta, Qiu Jin, Rainha Nzinga, Maria de Nazaré e Tarsila do Amaral. O valor arrecadado com as vendas das NFTs beneficiarão as seguintes organizações: Instituto As ValquíriasAssociação Fala Mulher, Casa 1Mães da Favela (projeto da CUFA), Fundo AgbraInstituto Marielle FrancoMulheres do Bairro (projeto do Bairro da Juventude).

Formada em Design Gráfico pela UDESC, Manu Cunhas se divide entre turmas de desenho e projetos editoriais nos quais atua como designer e ilustradora freelancer. Em sua carreira, a profissional já publicou cinco livros com financiamento coletivo e foi uma das obras, o “Outras meninas” que fez com que a artista recebesse o Prêmio Jabuti. No Impact Women NFT, foi a primeira vez em que a artista viu suas obras se tornarem NFTs.

NFT que retrata Josephine Baker

Sobre a Doare:

A Doare é uma fintech especializada em doações online que oferece soluções de captação de recursos para organizações filantrópicas. Fundada em 2012 por Ruy Fortini, a empresa já arrecadou mais de R$100 milhões em doações e hoje conta com 4.500 organizações cadastradas em sua plataforma. Até o momento, a startup recebeu mais de R$ 800 mil em investimento da Rio Ventures, Darwin Starter, WOW e o programa Startup Brasil.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril