Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc z.Destaques

Marcas catarinenses criam estilo próprio para reforçar identidade cervejeira do estado

Batizado de Catharina Sour, bebida é leve e traz sabores de ingredientes nacionais. Primeiro workshop para definições conceituais e técnicas ocorre no sábado (27), em Florianópolis (SC)

Santa Catarina é um estado ímpar para o mercado cervejeiro. Cerca de 10% dos municípios do estado contam com empresas ligadas ao segmento. São 43 microcervejarias em funcionamento e mais 17 entre ciganas (produzidas de maneira terceirizada), brewpubs (bares que produzem a própria bebida) e indústrias em implantação. O estado também tem a primeira entidade que reúne essas empresas: a Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), fundada há oito anos.

E é orquestrada pela Acasc uma iniciativa que pretende carimbar de vez a diferenciação de Santa Catarina neste segmento: um estilo de cerveja artesanal que homenageie a tradição e a inovação que as marcas locais imprimiram no mercado nacional. Batizado de Catharina Sour, o estilo foi definido em conjunto pelos cervejeiros locais e as premissas técnicas foram debatidas em um workshop, que aconteceu no último sábado (27).

De acordo com Carlo Lapolli, presidente da entidade, o próximo passo é estimular que outras cervejarias façam esse estilo para que ele se consolide. “Já temos algumas marcas que estão produzindo uma cerveja ácida inspirada na berliner weisse, como a Lohn Bier, Cerveja Blumenau, Itajahy e Liffey. Já confirmaram que farão também Kairós, Armada e Königs. Agora queremos estimular novos rótulos”, explica Lapolli. “Nossa intenção é fazermos um festival desse estilo em novembro, mês de Santa Catarina”, acrescenta.

Características sensoriais
Tecnicamente, a Catharina Sour é cerveja de trigo clara, refrescante, com uma acidez láctica limpa, adição de frutas e um nível alto de carbonatação. “O sabor e aroma de frutas apoiam a acidez e não devem parecer artificial. O caráter de funky de brettanomyces é restringido. Pode conter especiarias para complementar o sabor da fruta”, finaliza Lapolli.

Sobre a Acasc
Fundada há dois anos para representar as cervejarias artesanais catarinenses, a Associação das Micro Cervejarias de Santa Catarna (Acasc) é uma entidade privada sem fins lucrativos que reúne produtores de cerveja e fornecedores do negócio. São cerca de 30 associadas de diferentes cidades do estado.

Outra luta da associação é a redução da carga tributária, em especial o ICMS. No entendimento da entidade, ele deve ser equiparado ao vinho artesanal que atualmente já possui um tratamento diferenciado em Santa Catarina.

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana