Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Caviar de alga? Senac SC apresenta inovações gastronômicas no 39º CNSE em Balneário Camboriú

Evento inicia hoje no Expocentro e público pode acompanhar receitas ao vivo

O Senac Santa Catarina marca presença no 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), que está acontecendo em Balneário Camboriú entre os dias 15 e 17 de maio, com um estande dedicado à gastronomia inovadora. A instituição apresenta receitas criativas e saborosas utilizando a alga Kappaphycus alvarezii, fruto de pesquisa do Projeto Macroalgas, em cooperação técnica com a Epagri.

O público presente no evento tem a oportunidade de degustar pratos elaborados com a alga, além de aprender como integrá-la à sua alimentação. O estande oferece demonstrações culinárias com chefs e professores renomados do Senac, que revelam as propriedades nutritivas e a versatilidade da Kappaphycus alvarezii na criação de pratos diversos.

“Caviar” de alga

Um dos destaques é o caviar de alga. Ele é feito a partir da técnica de esferificação da gastronomia molecular. É obtido um gel, por meio da alga, em que são adicionados aromáticos que trarão o sabor desejado às esferas de caviar, de acordo com a combinação que se deseja fazer nos pratos.

Alguns exemplos já foram produzidos pelas professoras de gastronomia do Senac: caviar de ervas aromáticas (cebolinha, salsinha e alho) foi utilizado para trazer mais sabor a um consommè feito com caldo de frango; outro exemplo, um caviar oriental, feito com shoyu, mel e óleo de gergelim, foi feita uma harmonização com ostras in natura.

“O caviar de alga é um produto vegano, o que amplia a base de consumo deste produto, além de ser mais sustentável em relação ao caviar tradicional e mais acessível economicamente”, comenta a analista de projetos educacionais do Senac SC, Nathália Bernardinetti.

Além do caviar, no estande haverá demonstrações de receitas com a alga, realizadas pelas professoras e chefs Maria do Nascimento Garcia e Aline Lopes.

Cronograma:

15/05 – Carbonara, às 14h30 e às 16h30

16/05 – Ceviche de banana da terra, às 11h00 e às 16h30

17/05 – Manjar de coco com calda de ameixa, às 10h30

Além dessas demonstrações do caviar de alga, o Senac também levará outras preparações que enaltecem as propriedades da alga na gastronomia, como a focaccia, o cookie, a maionese de alga e outras que trazem um sabor de alga para as preparações, como a manteiga de alga.

Senac no 39º CNSE

O Senac SC está presente com força total no 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú. Durante os três dias de evento, a instituição apresentará inovações na área da gastronomia, tecnologia, saúde, além do atendimento corporativo, buscando soluções educacionais para empresas e entidades.

Sobre o Senac SC

Há 76 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Santa Catarina capacita os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e também atua no desenvolvimento e na qualificação de gestores públicos e empresários. Presente em todas as regiões do Estado, o Senac SC possibilita às pessoas a construção de uma carreira sólida, com a oferta de cursos que vão desde a formação inicial e continuada até cursos superiores, pós-graduação e EAD.

Foto: Divulgação Senac SC / Aires Mariga

Posts Relacionados

Festival Mundo dos Vinhos chega a Balneário Camboriú neste sábado

Balneário Camboriú amanhece com pichações contra prefeito, governador e ex-presidente

Itajaí participa da ação “Um dia no Parque” 2024

Projeto Nadar em Itajaí oferece diversas atividades gratuitas

Expocentro inicia instalação das placas fotovoltaicas da maior usina solar em telhado do estado

Grupo Koch promove Semana da Contratação Inclusiva, com vagas exclusivas para PCDs

Festa da Tainha de Porto Belo começa amanhã (5/7)

Destino Floripa & Região realiza eventos em São Paulo e Minas Gerais para capacitar agentes e operadores de turismo sobre as potencialidades da região

35ª Festa dos Pescadores começa sexta-feira no Bairro da Barra, em Balneário Camboriú

Comércios de Balneário Camboriú deverão se adequar às regras de acessibilidade