Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Caxambu do Sul inaugura Sala do Empreendedor para fortalecer a economia

Espaço orienta e auxilia setor empresarial neste momento de crise

Para fortalecer os negócios locais, otimizar os processos da gestão pública e manter um relacionamento direto com o setor empresarial a Prefeitura de Caxambu do Sul, no oeste catarinense, inaugurou nesta semana a Sala do Empreendedor, junto ao prédio da Administração Municipal. A solenidade foi adaptada em função da pandemia da Covid-19 e ocorreu por live com a presença de lideranças locais e a participação de diretores do Sebrae/SC. Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executada pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.

De acordo com o prefeito Glauber Burtet, antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, a Administração Municipal avaliava o programa como estratégico para incentivar os empreendedores locais. “Agora com esse cenário de incertezas o Cidade Empreendedora se torna mais importante tanto no suporte das medidas de Governo quanto no apoio para manutenção das atividades das empresas. Temos como objetivo disponibilizar ferramentas para auxiliar no incremento das vendas e na melhoria dos métodos de produção, além de trazer motivação nesse momento tão delicado que vivemos”, argumenta.

Para o vice-prefeito Edi Marcos a atuação da Sala do Empreendedor, que disponibilizará oficinas e consultorias gratuitas e todo o suporte de informações necessárias para o setor empresarial, fortalecerá alguns segmentos locais predominantes a exemplo do comércio, da indústria e da prestação de serviço. “Os empresários estão convidados a usufruírem desse novo serviço voltado ao fortalecimento do empreendedorismo local”, propõe. O secretário municipal de administração, finanças e planejamento, Eduardo Luis Sfreddo, complementa que o principal foco é auxiliar o comércio local, principalmente, nessa época de estagnação econômica. “Para superar essas adversidades as consultorias são extremamente válidas, por isso os interessados devem agendar atendimento pelo telefone (49) 3326-0127 para que possamos auxiliá-los”, sugere.

Programa Cidade Empreendedora – Basic

O Programa Cidade Empreendedora objetiva promover a transformação local através da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. O formato Basic é desenvolvido até dezembro de 2020 no município e foi pensado, especificamente, para aplicação da Lei Complementar Federal 123/06, também conhecida como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE).

Entre as ações desenvolvidas estão o aprimoramento das lideranças locais que atuam no desenvolvimento do município, adequação dos procedimentos para promover a desburocratização, implantação da Sala do Empreendedor e melhoria dos processos de compras governamentais.

O gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha, enaltece a importância das Salas do Empreendedores no Estado, pois das 42 estruturas existentes, 38 são muito ativas e dinâmicas no suporte das demandas dos empresários. Em 2019, dos 160 mil atendimentos prestados pelo Sebrae/SC 40 mil foram por meio dessa iniciativa. “A partir dessa estratégia de atendimento a gerência regional oeste estará presente tanto na formação dos atendentes e do agente de desenvolvimento quanto na transmissão de informações para a manutenção de ambiente favorável de desenvolvimento local”, afirma.

Expressão econômica

O município tem uma população de 4,4 mil habitantes e 272 empresas, sendo 132 microempresas (ME), 132 microempreendedores individuais (MEIs) e 8 empresas de pequeno porte (EPP). Os principais setores são prestação de serviços, comércio, construção civil, indústria e agropecuária. Ao analisar as empresas por atividade econômica, destacam-se transporte rodoviário e de cargas, bares, comércio varejista, obras de alvenaria, salões de beleza e transporte escolar.

 “Caxambu do Sul tem um histórico na produção primária, contudo aos poucos começam a se sobressair novos negócios. O município e o Sebrae buscam uma sociedade de resultados e que permita ainda mais avanços dos negócios e o desenvolvimento de suas cadeias produtivas a obterem cada vez mais competitividade”, observa o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Enio Albérto Parmeggiani.

Posts Relacionados

Santa Catarina registra aumento de renegociação de dívidas de 52%

diariodacidade

Unidade Básica de Saúde dos Estados estende atendimento até às 19h

diariodacidade

Covid-19: Webinário debate controvérsia sobre envio de dados nacionais ao Ministério da Saúde

diariodacidade

10 de julho Dia da Saúde Ocular: a importância dos cuidados com a visão

diariodacidade

Núcleo de Academias da ACIC estimula doação de sangue

diariodacidade

Aprovada lei que suspende prazos de concursos públicos em SC

diariodacidade

Selo Resgata: 94 empresas que atuam no sistema prisional de SC recebem reconhecimento nacional

diariodacidade

MPF pede informações ao município de Criciúma sobre tratamento precoce da covid-19

diariodacidade

Prefeitura de Balneário Camboriú esclarece episódio do “falso médico”

diariodacidade

Udesc avança e está entre as cem melhores universidades em ranking da América Latina

diariodacidade

Sesc e Fundo de População das Nações Unidas firmam parceria para enfrentamento à violência de gênero

diariodacidade

Grupo CCR assume primeira concessão em Santa Catarina

diariodacidade

Ciclone em SC: Defesa Civil visita municípios atingidos no Vale do Itajaí e região Norte

diariodacidade

Cadastro para beneficiários do passe livre do ferry boat entre Itajaí e Navegantes ocorre de 1º a 10 de julho

diariodacidade

Projeto de Lei viabiliza Fundos Patrimoniais para Universidades Públicas Catarinenses

diariodacidade

Coronavírus em SC: Portarias regulamentam medidas para retorno de aulas presenciais do ensino superior e cursos técnicos no estado

diariodacidade

Feira do Mel deste ano será online com venda para todo o país

diariodacidade

Grupo Pereira amplia rede de farmácias em Santa Catarina

diariodacidade

Parceria da ACIC com instituições financeiras facilita acesso ao crédito

diariodacidade

Correios utilizará navios para distribuir livros didáticos

diariodacidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: