Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Caxambu do Sul inaugura Sala do Empreendedor para fortalecer a economia

Espaço orienta e auxilia setor empresarial neste momento de crise

Para fortalecer os negócios locais, otimizar os processos da gestão pública e manter um relacionamento direto com o setor empresarial a Prefeitura de Caxambu do Sul, no oeste catarinense, inaugurou nesta semana a Sala do Empreendedor, junto ao prédio da Administração Municipal. A solenidade foi adaptada em função da pandemia da Covid-19 e ocorreu por live com a presença de lideranças locais e a participação de diretores do Sebrae/SC. Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executada pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.

De acordo com o prefeito Glauber Burtet, antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, a Administração Municipal avaliava o programa como estratégico para incentivar os empreendedores locais. “Agora com esse cenário de incertezas o Cidade Empreendedora se torna mais importante tanto no suporte das medidas de Governo quanto no apoio para manutenção das atividades das empresas. Temos como objetivo disponibilizar ferramentas para auxiliar no incremento das vendas e na melhoria dos métodos de produção, além de trazer motivação nesse momento tão delicado que vivemos”, argumenta.

Para o vice-prefeito Edi Marcos a atuação da Sala do Empreendedor, que disponibilizará oficinas e consultorias gratuitas e todo o suporte de informações necessárias para o setor empresarial, fortalecerá alguns segmentos locais predominantes a exemplo do comércio, da indústria e da prestação de serviço. “Os empresários estão convidados a usufruírem desse novo serviço voltado ao fortalecimento do empreendedorismo local”, propõe. O secretário municipal de administração, finanças e planejamento, Eduardo Luis Sfreddo, complementa que o principal foco é auxiliar o comércio local, principalmente, nessa época de estagnação econômica. “Para superar essas adversidades as consultorias são extremamente válidas, por isso os interessados devem agendar atendimento pelo telefone (49) 3326-0127 para que possamos auxiliá-los”, sugere.

Programa Cidade Empreendedora – Basic

O Programa Cidade Empreendedora objetiva promover a transformação local através da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. O formato Basic é desenvolvido até dezembro de 2020 no município e foi pensado, especificamente, para aplicação da Lei Complementar Federal 123/06, também conhecida como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE).

Entre as ações desenvolvidas estão o aprimoramento das lideranças locais que atuam no desenvolvimento do município, adequação dos procedimentos para promover a desburocratização, implantação da Sala do Empreendedor e melhoria dos processos de compras governamentais.

O gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha, enaltece a importância das Salas do Empreendedores no Estado, pois das 42 estruturas existentes, 38 são muito ativas e dinâmicas no suporte das demandas dos empresários. Em 2019, dos 160 mil atendimentos prestados pelo Sebrae/SC 40 mil foram por meio dessa iniciativa. “A partir dessa estratégia de atendimento a gerência regional oeste estará presente tanto na formação dos atendentes e do agente de desenvolvimento quanto na transmissão de informações para a manutenção de ambiente favorável de desenvolvimento local”, afirma.

Expressão econômica

O município tem uma população de 4,4 mil habitantes e 272 empresas, sendo 132 microempresas (ME), 132 microempreendedores individuais (MEIs) e 8 empresas de pequeno porte (EPP). Os principais setores são prestação de serviços, comércio, construção civil, indústria e agropecuária. Ao analisar as empresas por atividade econômica, destacam-se transporte rodoviário e de cargas, bares, comércio varejista, obras de alvenaria, salões de beleza e transporte escolar.

 “Caxambu do Sul tem um histórico na produção primária, contudo aos poucos começam a se sobressair novos negócios. O município e o Sebrae buscam uma sociedade de resultados e que permita ainda mais avanços dos negócios e o desenvolvimento de suas cadeias produtivas a obterem cada vez mais competitividade”, observa o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Enio Albérto Parmeggiani.

Posts Relacionados

BRDE em Santa Catarina financia 584% a mais nos primeiros meses de 2024

SC Trade Show: Maior rodada de negócios da moda calçadista desembarca em Balneário Camboriú

Programa voltado à saúde feminina atende cerca de 200 mulheres em Praia Grande

Espetáculo cultural que propõe a reflexão de uma sociedade mais igualitária já tem data para acontecer em Santa Catarina

Renal Vida e agenda cultural da Estação Unifique

Jovens empreendedores: Projeto “Parceiro Anjo” oportuniza mudança de vida

Cooperativismo catarinense define diretrizes estaduais para o 15° Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Localizado junto ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Santa Catarina o Plaza Caldas da Imperatriz Resort e Spa está de aniversário

Capacitações para jornalistas: confira 3 cursos presenciais inéditos em Florianópolis

Pagamentos decorrentes de execução crescem 30% em um ano na JT-SC