Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

CDL Jovem Chapecó entrega prêmios da 8ª edição do “Recicla CDL na Escola”

CDL Jovem Chapecó entrega prêmios da 8ª edição do “Recicla CDL na Escola”

 “O que você pode fazer para promover um consumo consciente?”. Essa foi a pergunta respondida por alunos de seis escolas municipais de Chapecó na 8ª edição do “Recicla CDL na Escola”, promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e executado em Chapecó por meio da CDL e da CDL Jovem em parceria com a Secretaria de Educação. A entrega dos prêmios ocorreu nessa semana nas escolas participantes pelos integrantes da CDL Jovem Chapecó.

Com base no tema proposto, estudantes de 1ª a 5ª série desenvolveram desenhos e de 6ª a 9ª série as redações. Os selecionados como melhor desenho e melhor redação de cada escola receberam de presente da equipe da CDL Jovem Chapecó e da Secretaria de Educação, camisas da Chapecoense. Além dos melhores de cada escola, também foram premiados os melhores do município.

Ana Paula de Ávila, de 14 anos, da Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky, teve a redação escolhida como a melhor de Chapecó e o melhor desenho foi o de Vinicius Ferreira, de 11 anos, da Escola Básica Municipal Florestan Fernandes. Ambos foram premiados, além de uma camiseta da Associação Chapecoense de Futebol (ACF), com uma mochila com material escolar.

“O consumo desenfreado está cada vez mais reduzindo os recursos naturais que temos e nesse ritmo a natureza não conseguirá se constituir. Energias renováveis, planejamento de gastos, reflorestamento e outras ações são as que nos levam cada vez mais para perto de uma harmonia verdadeira entre a humanidade, tecnologia e o Planeta Terra. Se chegarmos ao desgaste total dos recursos naturais, a vida como conhecemos não será mais possível”, disse Ana Paula em sua redação.

O diretor-presidente da CDL Jovem Luiz Antônio Zanoni observou que, por meio do tema proposto, os alunos aprenderam e refletiram sobre a importância de evitar desperdício, reciclar materiais, reaproveitar e conservar. “Essas crianças e adolescentes são o futuro e a mudança de pensamento e comportamento começa desde cedo. O Recicla CDL na Escola é mais um incentivo para as boas práticas de preservação”.

O coordenador do projeto Recicla CDL na Escola da CDL Jovem Chapecó Ricardo Lima, destacou que os alunos foram estimulados a refletir, antes de consumir, sobre onde o produto foi feito, se ele vai durar, se é necessário ou se atende a uma vontade ou vaidade de ter esse objeto novo, e se há condições financeiras de adquirir o produto para não causar problemas financeiros em casa. “Os trabalhos refletiram o que os estudantes aprenderam por meio do projeto. Além disso, a premiação motiva os demais alunos a participarem”.

De acordo com o presidente da CDL Chapecó Clóvis Afonso Spohr, o projeto acontece na Rede Municipal de Ensino desde 2011 como uma iniciativa da FCDL/SC e apoio da CDL Chapecó. “São entregues cartilhas com informações e material de apoio para que os professores trabalhem esta temática na instituição de ensino e incentivem os alunos a pensarem nas questões ambientais de uma forma diferente. A CDL Chapecó apoia e incentiva o desenvolvimento de iniciativas que gerem transformações. Parabenizamos a todos os envolvidos por mais uma belíssima edição”.

DESTAQUES MUNICIPAIS

A CDL Jovem Chapecó e a Secretaria de Educação do município premiaram os estudantes destaques de cada escola. Na Escola Básica Municipal Florestan Fernandes, além do melhor desenho, foi premiada a melhor redação de autoria de Sabrina Fernandes, de 14 anos. Na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnoski o melhor desenho foi de Arthur de Oliveira Henrique, de 11 anos. Na Escola Básica Municipal Vila Real o melhor desenho foi de João Vitor Colussi, de 10 anos, e a melhor redação de Gabriel Henrique Boita, de 14 anos. O melhor desenho da Escola Básica Municipal Professora Zélia Roque de Lima Munzi foi de Nayra Gabrieli Borges Alberti, de 11 anos, e a melhor redação de Lucas Franco, de 15 anos. Na Escola Básica Municipal Maria Bordignon Destri a melhor redação foi de Nycolas Kauan Siqueira, de 12 anos e o melhor desenho de Stéfani Rieger, de 10 anos. A Escola Básica Municipal Mirian Elena Meyer teve como melhor redação a de Erik Vinicius Vailon de Paula, de 14 anos e o desenho de Maisa Letícia da Rocha da Silva, de 9 anos.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira